Acontece no sábado, das 8h às 17h, a campanha de vacinação antirrábica em Belo Horizonte. O objetivo é manter o controle da raiva na capital e vacinar 220 mil cães e gatos. A abertura acontece no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Bairro São Bernardo, Região Norte de BH.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os cães e gatos acima de 4 meses devem ser vacinados, mesmo as fêmeas prenhes ou em lactação. Nesta edição, 523 postos de vacinação em praças, escolas e associações estarão disponíveis até as 17h em toda a cidade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos animais. O órgão não disponibiliza a vacina para ser aplicada nas residências pelos donos dos animais. No entanto, o CCZ aplica a vacina gratuitamente durante todo o ano.
A vacina antirrábica vale por um ano. Conforme dados da Secretaria, Belo Horizonte não registra casos de raiva em animais domésticos desde 1989 e o último registro da doença em humanos data de 1984. No entanto, ainda há casos da doença em morcegos, por isso cães e gatos precisam ser vacinados. O vírus transmissor da doença pode matar.
Para encontrar o posto de vacinação mais perto de casa, o dono do animal deve ligar para os telefones 3277-7411, 3277-7413 ou 3277-7722 ou acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Dicas para o dia da vacinação
- Cães devem ser levados contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos
- Gatos devem ser conduzidos em gaiolas, sacos de linhagem ou enrolados em cobertores ou mantas
- Após a vacinação, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos