Quinhentos e cinco veículos foram abordados entre a sexta-feira e a manhã deste sábado, durante as 24 horas de blitzes que aconteceram em Belo Horizonte. Todos foram convidados a realizar o teste do elitômetro e apenas sete recusaram. Entre os motoristas flagrados dirigindo alcoolizados, 25 cometeram infração de trânsito. Eles receberão multa no valor de R$1915,40 e poderão perder o direito de dirigir por um ano. Outros oito motoristas foram encaminhados ao Departamento de Trânsito da Polícia Civil (Detran) e, além da multa e recolhimento da CNH, responderão a processo criminal. Durante a operação houve, ainda, um inabilitado flagrado.
Durante as blitzes educativas e de fiscalização, normalmente realizadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Militar e Polícia Civil, equipes formadas por militares do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) entregaram materiais educativos, chamando a atenção para os perigos da combinação álcool e volante.
Entre 18h30 e 22h também aconteceram ações educativas em bares e restaurantes do bairro de Lourdes, com distribuição de materiais informativos pela Liga do Trauma, formada por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A BHTrans também apresentou uma peça de teatro educativa sobre o tema.
Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida
Desde que foi lançada, em julho de 2011, a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” já abordou 84.874 motoristas em Belo Horizonte. Desse total, 1.114 responderam por crime de trânsito e 2.653 cometeram infração de trânsito.
A partir de outubro deste ano, a campanha será levada a outros 12 municípios: Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras. (Com informações da Secretaria de Estado de Defesa Social)