O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), anunciou nesse sábado que lançará “em breve” consulta de manifestação de interesse ao mercado e concurso de arquitetura para construção do novo centro administrativo da prefeitura, no Bairro Bonfim, Região Noroeste. O prefeito defendeu o projeto, que tem gerado apreensão entre moradores da área, vizinha ao Complexo da Lagoinha. “O centro irá economizar dezenas de milhões de reais em aluguel”, afirmou, depois de inaugurar a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Belmonte, na Região Nordeste, primeira do Brasil construída por meio de parceria público-privada (PPP).
O anúncio da consulta e do concurso para o centro administrativo, que concentraria a nova sede e secretarias, ocorreu dois dias depois de moradores terem visto dois homens que estariam a serviço da PBH fazendo medições topográficas na área. Parte da comunidade pede mais informações sobre uma possível desapropriação. O Decreto Municipal 15.252, de 28 de junho, define 16 lotes de duas quadras como de utilidade pública. Uma audiência pública foi agendada para 4 de outubro pela Câmara Municipal.
Além da consulta sobre o centro administrativo, o prefeito afirmou também que lançará na próxima semana o edital ajustado dos estacionamentos subterrâneos. A proposta publicada no fim do ano passado, que previa a construção de 3.895 vagas subterrâneas em nove áreas da cidade, não vingou por falta de empresas interessadas.
A Umei construída por meio de parceria e inaugurada ontem no Bairro Belmonte tem capacidade para receber 440 crianças de até seis anos. Para Lacerda, o modelo permitirá abrir vagas na educação infantil em um curto período. Outras quatro unidades construídas por meio de PPP serão entregues até o fim deste ano. Até 2014, a meta é chegar a 37 unidades da rede municipal de ensino. Segundo o prefeito, até o final de 2016 as vagas da educação infantil passarão de 49 mil para 83 mil.