A Polícia Civil apresentou nesta quarta-feira o resultado da Operação Educar, para cumprir mandados de busca e apreensão contra adolescentes envolvidos em crimes violentos em Belo Horizonte.
A ação policial aconteceu durante a madrugada e mobilizou 36 investigadores e 31 policiais militares. Durante o cumprimento dos mandados, 11 menores foram apreendidos nos aglomerados Cabana do Pai Tomás, Morro das Pedras, Ventosa, Vila Pinho e Conjunto Santa Maria. Não houve resistência durante a operação.
Segundo a delegada Elizabeth Terezinha de Oliveira, chefe da Divisão de Orientação e Proteção à Criança e do Adolescente (Dopcad), eles têm envolvimento em homicídios, tentativas de homicídio, furto, roubo e tráfico de drogas. Alguns menores deveriam ter comparecido ao Juizado e outros já deviam estar cumprindo medida socioeducativa. Todos eles foram encaminhados à Vara da Infância e da Juventude e podem receber acompanhamento social, prestar serviços à comunidade ou ser encaminhados à internação.
Ainda de acordo com a delegada, a ação de hoje dá continuidade às operações que começaram no ano passado, denominadas Impacto. O nome foi substituído por Educar, pois o objetivo é orientar a ressocializar os adolescentes.