Neste domingo, Belo Horizonte terá a XVI Parada do Orgulho LGBT, a partir das 11h, na Praça da Estação, no Centro da capital. Com o tema, “Estado Laico: sua religião não é nossa lei”, os manifestantes pretendem propor uma discussão sobre o assunto. Segundo os organizadores, o Congresso tem vivido uma recente escalada do fundamentalismo religioso representado, principalmente, pela bancada evangélica e católica que tem colocado em risco a laicidade do Estado. Um dos atos marcados para este ano é um beijaço entre os casais presentes no evento. No ano passado, cerca de 40 mil pessoas participaram da parada, conforme a Polícia Militar.
De acordo com assessoria do Instituto Cellos, (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais), o ato pretende, dentre outras causas, “defender a diversidade e a liberdade de expressão da escolha sexual de cada cidadão”. A “provocação” tem pretende chamar a atenção para o aumento dos casos de homofobia pelo Brasil. Levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que foram registrados ao menos 310 assassinatos relacionados à homofobia em 2012 contra 278 em 2011.
O evento deste ano terá a participação de líderes religiosos. Conforme a assessoria do Instituto Cellos, um padre, um hare Krishna, e representantes do candomblé já confirmaram presença. Há expectativa de que representantes das religiões protestantes também participem da marcha.
O evento será aberto ao público a partir das 11hs com DJs. As atrações no palco devem começar por volta das 13hs. O beijaço, segundo os organizadores, está previsto para ocorrer pouco antes do começo da caminhada, que está marcada para as 16hs. Os manifestantes seguiram pela Rua da Bahia, Avenida Afonso e entrar na Rua Professor Morais. O evento ainda terá uma festa, logo após o fim da caminhada, em um bar na Avenida Olegário Maciel. O valor é de R$ 10,00.
Confira a programação deste domingo(clique na imagem para ampliar):