Minas continua sofrendo com o alto número de queimadas. Neste sábado, um incêndio consumiu aproximadamente 40 mil metros quadrados de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, no Bairro Olhos D'água, na Região Oeste de Belo Horizonte. Durante o combate as chamas, um brigadista foi picado por uma cobra e precisou receber atendimento.
As chamas se espalharam por um local de difícil acesso e chegaram a ficar bastante altas. Ao todo, oito bombeiros e 21 brigadistas fizeram o combate. Um avião Air Tractor também foi usado para ajudar nas ações. Um brigadista ficou ferido ao ser picado por uma cobra. “Durante o combate, um dos homens acabou picado por uma serpente. Ele foi medicado e passa bem”, diz o sargento.
O que causou o incêndio ainda é apurado, porém, há suspeita que tenha sido criminoso. “Todos os anos acontecem queimadas no local e na grande maioria são criminosas. Porém, ainda não temos como detectar se foi realmente isso. É um local onde passa muita gente e tem capim, as pessoas fazem a limpeza para melhorar o trajeto”, comenta Ronaldo Lopes.
Fogo ameaçou casas
Nessa sexta-feira, dois incêndios mobilizaram o Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte. Um deles aconteceu às margens da Avenida Nossa Senhora do Carmo, Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH. Os bombeiros foram acionados por volta das 17h30. O fogo se concentrava na vegetação próximo ao trevo do Bairro Belvedere. De acordo com a corporação, apenas uma equipe foi enviada ao local, já que não se tratava de um incêndio de grandes proporções. As chamas chegaram a ameaçar casas.
No Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, o fogo consumiu 50 mil metros quadrados de vegetação próximo à Usiminas. Para combater as chamas, os bombeiros contaram com o helicóptero da corporação.