Sara Lira
No meio da polêmica entre a população, que exige mais táxis, e a BHTrans, que não tem planos para aumentar a frota, taxistas antigos e permissionários que começaram a atuar após a licitação de 2012 acreditam que o número de veículos na capital é suficientePara esses profissionais, as complicações no trânsito da capital, principalmente nos horários de pico, são o principal motivo para a demora no atendimento dos passageirosO taxista José Neves Ferreira, de 70 anos, está nas ruas há 18 e concorda com a avaliação“Muitos profissionais vão embora antes do horário de pico, justamente para evitar o trânsito ruimCom isso, o número de carros fica menor e os atendimentos demoram mais porque ficamos parados no congestionamento”, diz.
Essa também é a percepção de Narciso Gomes da Silva, de 39, um dos aprovados na licitação da BHTransEle destaca que o movimento é bom, mas ressalta a interferência dos engarrafamentos na demora no atendimento às chamadas“Está bem movimentado e o rádio não para com as solicitações, mas, como ficamos presos no trânsito, demoramos para atender”, afirmaDiego Cristiano, de 23, é motorista auxiliar há cerca de um mês e também avalia que o momento é bom para os profissionais“Tem chamada o tempo todo”, resume.
Se todos culpam o trânsito pela dificuldade de conseguir um táxi em Belo Horizonte, quando se fala no movimento de passageiros não há consensoO taxista Balduíno Alex, de 40, que está na praça há dois anos, diz ter percebido um aumento na concorrência após a licitação“Acho que o movimento deu uma caída depois da entrada de mais carros
O taxista Eduardo Ferreira, de 65, também lamenta a queda no movimentoMas para ele a redução não é resultado do aumento da frota, e sim porque “é natural desta época do ano”“Mas acredito que a partir de novembro o movimento vai dar uma melhorada e voltar a crescerNormalmente em fins de ano o número de passageiros aumenta”, diz com expectativa.
LICITAÇÃO DAS EMPRESAS
Se a licitação para pessoas físicas correu bem e permitiu a entrada em circulação de 528 táxis na capital, a concorrência para a concessão de 432 permissões para empresas está suspensa por ordem judicialO processo foi iniciado em junho de 2012 e previa a substituição das vagas para pessoas jurídicas, criadas antes da Constituição de 1988Entretanto, taxistas que não foram contemplados no processo para pessoas físicas recorreram à Justiça para reivindicar essas permissões.
Eles fazem parte do grupo de licitantes que ficaram empatados na pontuação e não foram contemplados no sorteioA BHTrans informou que o entrave não causa transtorno para a população, pois os antigos permissionários continuam rodando pela capital.