Uma jiboia de três metros de comprimento foi capturada na tarde desta quarta-feira no quintal de uma casa em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. A serpente foi flagrada por moradores logo depois de comer um coelho e uma galinha. O animal foi entregue pelo Corpo de Bombeiros ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com o Sargento Josué Aguiar, que trabalhou na ocorrência, moradores se assustaram ao ver o animal no quintal da residência, que está localizada às margens da BR-365, no km 10. “Eles sentiram falta de um coelho de estimação e foram procurar. Foi ai que encontraram a cobra com a barriga bem cheia”, diz o militar.
Os bombeiros chegaram no local e avistaram a jiboia regurgitando os animais. Com uso de equipamentos e técnicas de salvamento, a cobra acabou capturada. “Como estava com a barriga muito cheia, ela perdeu os movimentos. Ela estava tranquila, mas como tem aproximadamente três metros, assusta”, conta Aguiar.
A serpente foi levado para o Ibama onde ficará a cuidados de técnicos do local. Para o sargento, a expansão urbana pode ter levado o animal até as casas. “A residência fica em um zona rural onde são feitas várias chácaras. Por causa disso, os animais acabam espantados e vão para os imóveis habitados”, explica.