(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudante que viajou em ônibus com goteira é indenizada em 8 mil reais

Durante cinco horas ela tentou fugir das gotas que caíam de um aparelho de ar condicionado estragado. Um dos funcionários da empresa propôs que ela viajasse em pé ou com uma sacola na cabeça.


postado em 04/10/2013 18:41

A Companhia Atual de Transportes foi condenada a pagar uma multa no valor de R$ 8 mil à uma estudante que viajou durante 5 horas debaixo de uma goteira. A decisão partiu da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Ao comprar uma passagem de ônibus de Belo Horizonte para Juiz de Fora, a estudante M.S., escolheu, sem saber, uma poltrona que ficava debaixo do ar condicionado do veículo. Apresentando algum tipo de defeito que, segundo o cobrador, não poderia ser consertado naquele momento, ela passou todo o percurso tentando fugir das gotas que caíam do teto sobre sua cabeça.

Segundo a passageira, as únicas soluções apresentadas pelos funcionários da companhia foram viajar em pé ou usar uma sacola na cabeça. Após a viagem, ela contraiu uma infecção e amigdalite aguda. Em junho de 2012, decidiu abrir abrir um processo contra a Atual, exigindo indenização por danos morais.

Em sua defesa, a companhia alegou que, apesar da situação indesejável, a estudante não havia comprovado dano algum, já que a amigdalite é uma doença que tem como causa a ação de bactérias ou vírus e não temperaturas baixas.

A estudante venceu o processo em duas instâncias, tendo recorrido do primeiro valor fixado como multa – R$ 3.732,00. Para um dos relatores do processo, o juíz Newton Carvalho, “o estabelecimento do quanto compensatório deve atender à duplicidade de fins, mas atendendo a condição econômica da vítima, bem como a capacidade financeira do agente causador do dano, de modo a atender a composição adequada da compensação da dor sofrida e, em contrapartida, punir o infrator”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)