Em condições normais, motoristas já enfrentam dificuldades no trânsito de Belo Horizonte numa segunda-feira, principalmente no HipercentroOntem, no primeiro dia útil de funcionamento das novas regras de circulação na Rua da Bahia e na Avenida dos Andradas, no entorno da Praça da Estação, o que se viu foi muita confusão e retenção no tráfego nos pontos onde houve mudançasAs filas de veículos tomaram o Viaduto Leste e se estenderam pela Andradas e Avenida do ContornoAgentes da BHTrans e da Guarda Municipal tiveram muito trabalho para orientar motoristas e motociclistas que tentaram entrar em áreas proibidasAlgumas faixas de pano com informações sobre o trânsito ficaram enroladas e uma delas foi levada por um caminhão, prejudicando ainda mais a fluidez.
“Não consigo seguir pela Bahia direto, não?”, perguntou um motociclista que trabalha com entrega, no cruzamento das ruas da Bahia e dos Caetés e Avenida Amazonas, ponto crítico da nova circulaçãoAo receber a resposta negativa, ele entrou inconformado na AmazonasO vigilante Carlos Henrique Morais, de 36 anos, pilotava uma moto também e disse que a novidade complicou demais o trânsito no entorno: “Estou vindo da Antônio Carlos e está tudo paradoSó pode ser por conta disso”.
O comerciante Mário Cardoso Lopes, de 69, também achou tudo muito complicado“A gente acaba seguindo o fluxo, sem ter muita noção do que está acontecendo”, disse eleO ambulante Artur Gomes, de 46, reclamou por não poder seguir pela Bahia até a Rua dos Carijós, para chegar à Rua Espírito Santo“Agora vou ter de subir a Amazonas e ver como consigo sair do outro lado”, reclamou, retido na fila de veículos na Bahia, entre Guaicurus e Caetés
Apesar dos transtornos, outros motoristas acreditam que o trânsito vai melhorar na região, como o administrador Félix Cordeiro dos Santos, de 28: “Não consigo imaginar que uma intervenção desse porte piore o trânsitoDepois que tudo estiver pronto, será mais fácil circular por aquiA Rua da Bahia é um funil”.
Os transtornos vão além da BahiaCom o acesso à Carijós fechado para quem seguia pela Andradas saindo da Região Leste, como Santa Efigênia, Santa Tereza, Pompeia e Esplanada, a confusão tomou conta do cruzamento“Está muito mal informadoAs faixas não deixam claro o que fazer”, reclamou o advogado Thiago Braga, de 24No local há um canteiro que divide as faixas da AndradasComo muitos motoristas se mantiveram à esquerda para entrar na Carijós, ficou muito difícil voltar para as faixas da direita para retornar pela Rua dos Tupinambás ao perceberem que o acesso estava fechado.
Nova circulação a caminho
Mesmo com a nova circulação no entorno da Praça Rui Barbosa, as intervenções no Centro de Belo Horizonte e adjacências não chegaram ao fimSerão feitas outras alterações na Rua da Bahia e Avenida dos Andradas, como a criação de ilhas no ponto triplo da Amazonas, Bahia e CaetésSegundo a BHTrans, os obstáculos na região vão melhorar a passagem de pedestres, que terão faixa exclusiva ligando a calçada da Praça da Estação com a da AmazonasEssa iniciativa vai beneficiar passageiros da Estação Central do metrô, que representam demanda significativa no local
Já na Avenida Augusto de Lima serão eliminadas as duas conversões à esquerda nas ruas Curitiba e Espírito Santo, para agilizar o trânsitoHaverá intervenção também no cruzamento da Contorno com Avenida Tereza Cristina, mas a BHTrans não forneceu detalhes.
No Centro, a Rua Curitiba terá mão dupla entre a Contorno e a Avenida Oiapoque, assim como a Tupinambás, entre Afonso Pena e CuritibaHaverá mudanças também no Viaduto A, que terá mão dupla até a Oiapoque, para garantir o acesso facilitado dos ônibus que chegarão ao Centro pela Avenida Antônio CarlosA expectativa é de que as mudanças estejam implantadas quando o transporte rápido por ônibus (BRT) estiver funcionandoSegundo a empresa de trânsito, todas as alterações no entorno da Praça da Estação, hoje indicadas por placas temporárias e delimitadores móveis, serão concluídas com a construção de ilhas ou adequação de calçadas.