O município de Rio Doce, na Zona da Mata, aparece em segundo lugar no Brasil no balanço do primeiro semestre do Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), destinado a atender mulheres em situação de violência ou interessadas em informações sobre o assunto. Proporcional à taxa de 100 mil habitantes do sexo feminino, o índice do município foi de 2.827,14 de mulheres que ligaram para o serviço, ou seja, registrou 35 ligações.
O município tem 2.465 moradores, de acordo com o censo de 2010, sendo 1.238 do sexo feminino. O balanço semestral da SPM apontou ainda um crescimento de 1.447% das denúncias de tráfico de mulheres no país. Este ano foram 263 denúncias, contra 17 em igual período em 2012.
A secretaria não tem dados específicos das denúncias em Minas Gerais. Mas, além de Rio Doce, outras quatro cidades mineiras, considerando a proporcionalidade de habitantes femininas, com base na taxa de 100 mil, aparecem entre os 15 municípios com maior número de ligações para telefone 180.
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, destaca que das 50 cidades que mais ligaram para o serviço, proporcionalmente à sua população, percebe-se que a maior parte são municípios com menos de 20 mil habitantes. Segundo ela, na quinta-feira a cúpula da SPM se reúne com o governador do estado e prefeitos das cidades mineiras, para ampliar as ações de enfrentamento.