As duas principais rodovias de acesso a Belo Horizonte continuam fechadas na tarde desta terça-feira por causa de acidentes envolvendo veículos de carga. Durante a manhã, a batida entre duas carretas e três caminhões bloqueou a BR-381 nos dois sentidos em Caeté, na região metropolitana. A carga de cal de uma das carretas ficou espalhada na pista. Na BR-040, um caminhão carregado com granito tombou em Sete Lagoas, Região Central de Minas.
O primeiro acidente aconteceu por volta de 9h, no km 424, perto do Hotel Tauá. Além da carga de cal, pedras de mármore que estavam em outra carreta também caíram. Os bombeiros foram acionados para socorrer um dos motoristas, que ficou preso às ferragens. Os militares tiveram dificuldade para chegar ao local o acidente por causa do congestionamento, mas conseguiram fazer o resgate do condutor dentro da cabine na carreta com cal. Ele foi encaminhado para o Hospital João XXIII.
A PRF e os bombeiros isolaram o trecho como medida de segurança por causa da carga derramada. Eles esperaram a chegada de um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para orientar sobre a remoção da cal virgem. A retirada já começou, mas o trânsito continua impedido e o engarrafamento é inevitável, conforme a PRF. Parte do asfalto está coberto com uma lona, até que toda cal seja removida pela empresa responsável pela carreta.
Para quem segue no sentido BH/Vitória e ainda não passou pelo trevo de Caeté, existe a opção de entrar pela cidade e sair após o local do acidente. No entanto, a PRF alerta que está possibilidade também é complicada, porque o congestionamento está anterior à entrada, o que impede os carros de chegaram o ponto onde seria feita a rota alternativa. Para quem segue na direção Vitória/BH a única opção é esperar.