Após uma manhã de caos por causa de acidentes envolvendo veículos de carga nesta terça-feira, trechos das principais rodovias que dão acesso a Belo Horizonte começaram a ser liberados. A BR-381 ficou fechada desde as 9h10 em Caeté, na Grande BH, por causa de uma carreta que tombou no km 424. A carga de cal se espalhou pela via. A rodovia foi totalmente liberada às 16h10, sete horas após o acidente. O congestionamento ainda é grande nos dois sentidos.
O primeiro acidente aconteceu por volta de 9h, no km 424, perto do Hotel Tauá. Além da carga de cal, pedras de mármore que estavam em outra carreta também se espalharam pela pista. Os bombeiros foram acionados para socorrer um dos motoristas, que ficou preso às ferragens. Os militares tiveram dificuldade para chegar ao local do acidente devido ao congestionamento, mas conseguiram resgatar o condutor dentro da cabine na carreta com cal. Ele foi encaminhado para o Hospital João XXIII.
A PRF e os bombeiros isolaram o trecho como medida de segurança. Eles esperaram a chegada de um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para orientar sobre a remoção da cal virgem. A retirada foi feita por técnicos da empresa responsável pela carreta.
O segundo acidente aconteceu por volta de 10h. A BR-040 ficou totalmente interditada por causa da carga de granito que ocupou a pista. Duas horas após o tombamento do caminhão, o trecho no sentido Sete Lagoas/BH foi liberado, mas a direção contrária continua fechada. Segundo a PRF, o motorista saiu ileso do acidente. O condutor tentou fazer um retorno no km 478, mas perdeu o controle da direção e tombou.
(Com informações de Luana Cruz)