Um motorista foi preso por transportar uma carga de madeira nativa irregular na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao ser parado por policiais da Companhia do Meio Ambiente, o homem não apresentou nota fiscal da mercadoria. O caminhão e a lenha foram apreendidos. O condutor pode pegar de seis meses a um ano de reclusão pelo crime.
Na carroceria do caminhão foram encontradas toras de eucalipto e de lenha nativa. “Pedimos a documentação e ele não apresentou nenhuma. Normalmente esse pessoal que transporta essa lenha viaja sem a nota fiscal. Chegam até a falar que alguém vai trazer a nota, mas o produto tem que sair do desmate já com a documentação. Essa é uma maneira de tentar burlar a fiscalização”, explica o cabo Aguinaldo Rodrigues Magalhães.
Rodnei foi preso e encaminhado para a delegacia, juntamente com o caminhão. Ele poderá responder pelo crime previsto no artigo 46 da lei 9.605, que prevê pena de seis meses a um ano para quem receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento. Os policiais seguirão até Taquaraçu de Minas para averiguar se o desmate que acontece na região é legal.