Crateras, buracos menores, trincas e outros sinais de perigoO trecho da rodovia BR-040 entre Belo Horizonte e Congonhas é uma via-crúcis para motoristas e passageirosMoradores dos municípios ao longo do caminho, como Nova Lima, Brumadinho e Itabirito, além da capital e da “Cidade dos Profetas, temem o agravamento dos problemas com a chegada da temporada de chuva, já que as obras de revitalização que começaram ha 60 dias só terminam em dois anosO Estado de Minas, numa contagem informal, encontrou cerca de 2,6 mil rachaduras e buracos de todos os tamanhos ao longo de 58 quilômetros, média aproximada de 45 por quilômetro.
O pior trecho entre BH e Congonhas vai do distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, à antiga Curva do Sabão, já remodelada, num total de 15 quilômetrosExistem 1,5 mil buracos e outros estragos na pista, numa média de 100 a cada quilômetroApenas num trecho de três quilômetros, são 350, aumentando o número para 116 por quilômetroNa tarde de ontem, devido a uma longa retenção provocada por um acidente envolvendo uma carreta, na localidade de Ribeirão do Eixo, em Itabirito, os motoristas tiveram tempo de ver, bem de perto, o “inimigo” que os espreita, a cada momento, no meio e nas laterais da estrada, nas vias de acesso às cidades, perto de postos da Polícia Rodoviária e na entrada de condomínios de luxo como o Alphaville
O funcionário público aposentado Fausto Silva Júnior, de 61 anos, morador em Brasília, viajava com a família para o Rio de Janeiro e ficou espantado com a precariedade da 040, que liga o Distrito Federal à capital fluminense“De Brasília a BH o asfalto é ótimo, um verdadeiro tapeteMas aqui, nunca vi nada igualAlém dos buracos, não há acostamento no trecho não duplicado, o que aumenta os riscos”, disse Fausto
No carro de trás, o gestor de logística Márcio Eustáquio Pinto, de São João del-Rei, nos Campos das Vertentes, contou que de 15 em 15 dias passa pela rodovia em direção a BH
“Os buracos estão ao lado da imprudência, da má conservação do asfalto e da engenharia defasada, como é o caso da BR-040 até Congonhas”, disse um policial, sem se identificar, sobre o conjunto de problemas que causam acidentes e mortes na rodovia
Trabalho certo
Ao estacionar o veículo para fazer um lanche, o representante comercial José Eugênio Lamounier, morador do Bairro Serra, na Região Centro-Sul de BH, ressalta que todo o cuidado é pouco“A gente desvia de buracos o tempo todo e, na chuva, a lama de minério escorre na pista, parecendo um chocolateTrafego aqui há 10 anos, ouço falar em obras e só fica nisso”, lamentou José EugênioPara ele, deveria ter mais atenção com uma estrada que liga duas capitais importantes.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que começaram há 60 dias as obras de revitalização, pavimentação e sinalização em trechos da estrada até Ressaquinha, a 154 quilômetros da capitalO trecho que já está em recuperação é o de BH a Nova LimaA empreiteira responsável pelos reparos tem contrato de dois anos para fazer o serviço
ENQUANTO ISSO.....OBRA EM MARCHA LENTA
Incluído no programa de desestatização rodoviária ainda na década de 1990, o trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília, finalmente deve ser licitadoSegundo o Ministério dos Transportes, o leilão deverá ser feito no primeiro semestre do ano que vemA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começou neste mês a audiência pública para discutir pontos do editalOs interessados ainda podem fazer sugestões pelo site da agência reguladoraPelas regras, a tarifa teto de cada praça de pedágio será de R$ 6,28A cobrança começa somente depois de 10% concluídos das obras de duplicaçõesA empresa selecionada terá cinco anos para completar a duplicação de todo o trecho
ACIDENTE COM ROMEIROS