Os radares controlarão excesso de velocidade, invasão de faixa exclusiva de ônibus do BRT e dos coletivos que complementam o sistema, e avanço de sinal, que terá o maior número de pontosSerão 76 cruzamentos vigiados dia e noite pelos olhos eletrônicos, além dos 40 que já contam com essa tecnologia.
Os novos aparelhos serão implantados exclusivamente nas pistas de tráfego misto, áreas destinadas a veículos pequenos, e nas vias do CentroSegundo a BHTrans, o número de equipamentos por ponto dependerá da tecnologia usada pela empresa vencedora da licitação anunciada ontem.
Os controladores de velocidade e de avanço de sinal estarão espalhados em pontos nas avenidas Pedro I, Pedro II, Antônio Carlos e Cristiano MachadoJá os quatro equipamentos com dupla função (velocidade e avanço de faixa exclusiva) serão instalados na Avenida Vilarinho, em Venda NovaOs de invasão de pista exclusiva para ônibus serão distribuídos em ruas como Curitiba e Oiapoque e avenidas como Augusto de Lima, Alfredo Balena e Pedro IIEles vão repetir o sistema já usado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, com faixas exclusivas, porém, sem separação físicaNa Rua Curitiba, por exemplo, haverá radares antes e depois de pontos de embarque e desembarque de passageiros, para tentar evitar o que ocorre na Nossa Senhora do Carmo, onde motoristas que sabem onde estão os equipamentos acabam invadindo a pista antes ou depois deles.
CONSCIENTIZAÇÃO Para o professor do curso de pós-graduação em engenharia rodoviária da Fumec Luiz Carlos Soares, os radares são importantes, mas são apenas parte de um sistema complexo: “Eles devem ser complementares à fiscalização dos agentes na rua, para evitar problemas como o da Nossa Senhora do Carmo, e favorecer a conscientização dos motoristas”.
De acordo com o edital dos novos radares, o valor a ser investido com a assinatura do contrato não pode ultrapassar R$ 63,2 milhões