Os 562 quilômetros da Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, receberão 19 radares até dezembroSerão 13 no trecho de 474 quilômetros em Minas e seis nos 88 quilômetros no estado vizinho, instalados pela Autopista Fernão Dias, que detém a concessão há cinco anosOs equipamentos de controle de velocidade (60 km/h a 90 km/h para ônibus e caminhões e 80 km/h a 110km/h para carros e motos, dependendo do trecho) vão conter o aumento do número de acidentes de mortes, devido principalmente ao abuso de motoristasDe janeiro e setembro, 123 pessoas morreram em cerca de 5,5 mil acidentes entre o km 477, em Contagem, na Grande BH, e o km 951, em Extrema, no Sul de Minas, 35% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 91 e 5,3 mil, respectivamente.
Para o professor de pós-graduação em engenharia rodoviária da Fumec Luiz Carlos Soares, a duplicação não é suficiente para evitar acidentes“O controle da velocidade é muito importante, especificamente em Minas, região montanhosa que aumenta o risco de acidentes e os radares são são mais necessários”, avalia
O inspetor Aristides Junior, assessor de impresa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), considera a Fernão Dias a melhor rodovia do estado, o que leva motoristas a abusarem da velocidade“Com a duplicação saem as colisões frontais e entram capotamentos, saídas de pista, entre outros acidentes causados pelo excesso de velocidadeO radar é um instrumento para frear esse problema”, diz Júnior.
Apesar de garantir que até dezembro os radares estarão instalados, o diretor-superintendente da Autopista, Helvécio Tamm, não garante a data em que começarão a multar“Não temos o poder de autuar, temos a obrigação de fornecer o equipamento, porque quem autua é a PRFA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é a reguladora, está definindo convênio com a PRF para emitir as autuações”, informou
Dos 13 radares em Minas, sete ficarão no sentido São Paulo e seis no sentido BH
Hoje existem 460 radares nas rodovias federais mineiras sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e 240 nas estradas estaduais, administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
DE OLHO NA VELOCIDADE
Pontos da Fernão Dias que receberão radares
» Km 493, sentido SP (Betim)
» Km 524, sentido SP (Brumadinho)
» Km 528, sentido SP (Brumadinho)
» Km 568, sentido BH (itaguara)
» Km 600, sentido BH (Carmópolis de Minas)
» Km 618, sentido BH (Oliveira)
» Km 643, sentido SP (Santo Antônio do Amparo)
» Km 653, sentido SP (Santo Antônio do Amparo)
» Km 712, sentido BH (Carmo da Cachoeira)
» Km 886, sentido BH (Estiva)
» Km 907, sentido BH (Cambuí)
» Km 920, sentido SP (Camanducaia)
» Km 923, sentido SP (Camanducaia)
Contorno gera reclamações
O porteiro Marcos Pereira, de 32 anos, morador do Bairro São João, entende que a estrada não dá acesso à região e cortou a passagem que os moradores usavam para o Bairro PTB“Não tem entrada e saída para o bairro a partir do contorno, mesmo às margens da pistaAlém disso, precisamos de passarela para o PTB, onde fica o posto de saúde”, disseQuem vem pela via expressa e quer acessar o contorno também reclama, alegando que a mudança de faixas é muito brusca, saindo da pista mais à direita para a que está mais à esquerda.
O diretor-superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm, informou que afirmou que a empresa vai estudar a possibilidade de a passarela para o São João e encaminhar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)Sobre as dificuldades de acesso e retornos, ele garantiu que a situação tende a melhorar quando as pessoas se acostumarem“Esses oito quilômetros foram projetados para o trânsito de longa distância
O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), prometeu enviar ofício à ANTT pedindo a municipalização do trecho que antes recebia o tráfego que agora desviado para o contornoSegundo ele, são apenas seis quilômetros entre o posto da PRF e o PTB“Dessa forma poderíamos resolver demandas que já são urbanas mais facilmente, sem necessidade de passar pela concessionária e pela ANTT”, afirmaO diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, afirmou que vai estudar a solicitação