Jornal Estado de Minas

Novos radares deverão colocar freio no abuso na Fernão Dias

Até dezembro 19 radares de controle de velocidade serão instalados na rodovia, onde acidentes e mortes aumentaram

Guilherme Paranaiba

Estrutura de um radar já está montada no trecho da Fernão Dias em Brumadinho, na Grande BH. Serão 13 na parte mineira da estrada - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS

Os 562 quilômetros da Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, receberão 19 radares até dezembroSerão 13 no trecho de 474 quilômetros em Minas e seis nos 88 quilômetros no estado vizinho, instalados pela Autopista Fernão Dias, que detém a concessão há cinco anosOs equipamentos de controle de velocidade (60 km/h a 90 km/h para ônibus e caminhões e 80 km/h a 110km/h para carros e motos, dependendo do trecho) vão conter o aumento do número de acidentes de mortes, devido principalmente ao abuso de motoristasDe janeiro e setembro, 123 pessoas morreram em cerca de 5,5 mil acidentes entre o km 477, em Contagem, na Grande BH, e o km 951, em Extrema, no Sul de Minas, 35% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 91 e 5,3 mil, respectivamente.

Para o professor de pós-graduação em engenharia rodoviária da Fumec Luiz Carlos Soares, a duplicação não é suficiente para evitar acidentes“O controle da velocidade é muito importante, especificamente em Minas, região montanhosa que aumenta o risco de acidentes e os radares são são mais necessários”, avalia

O inspetor Aristides Junior, assessor de impresa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), considera a Fernão Dias a melhor rodovia do estado, o que leva motoristas a abusarem da velocidade“Com a duplicação saem as colisões frontais e entram capotamentos, saídas de pista, entre outros acidentes causados pelo excesso de velocidadeO radar é um instrumento para frear esse problema”, diz Júnior.

Apesar de garantir que até dezembro os radares estarão instalados, o diretor-superintendente da Autopista, Helvécio Tamm, não garante a data em que começarão a multar“Não temos o poder de autuar, temos a obrigação de fornecer o equipamento, porque quem autua é a PRFA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é a reguladora, está definindo convênio com a PRF para emitir as autuações”, informou

Dos 13 radares em Minas, sete ficarão no sentido São Paulo e seis no sentido BH

Segundo Helvécio Tamm, os locais foram escolhidos conforme a concentração de acidentes graves, como as serras de Igarapé, Itatiauiçu, Itaguara (Grande BH) e Camanducaia (Sul) Apenas um equipamento vai multar entre BH e Betim, mesmo sendo um dos trechos mais violentos do país, de acordo com estudo divulgado no início do ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)“No trecho urbano de BH, Contagem e Betim ocorrem muitos acidentes, mas de menor gravidade”, completa Tamm.

Hoje existem 460 radares nas rodovias federais mineiras sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e 240 nas estradas estaduais, administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)


DE OLHO NA VELOCIDADE
Pontos da Fernão Dias que receberão radares

» Km 493, sentido SP (Betim)
» Km 524, sentido SP (Brumadinho)
» Km 528, sentido SP (Brumadinho)
» Km 568, sentido BH (itaguara)
» Km 600, sentido BH (Carmópolis de Minas)
» Km 618, sentido BH (Oliveira)
» Km 643, sentido SP (Santo Antônio do Amparo)
» Km 653, sentido SP (Santo Antônio do Amparo)
» Km 712, sentido BH (Carmo da Cachoeira)
» Km 886, sentido BH (Estiva)
» Km 907, sentido BH (Cambuí)
» Km 920, sentido SP (Camanducaia)
» Km 923, sentido SP (Camanducaia)


Contorno gera reclamações

Marcos Pereira diz que novo trecho viário prejudica moradores - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS Uma semana depois de inaugurado, o contorno de Betim, trecho de oito quilômetros da Fernão Dias, opção para evitar passagem pela cidade da região metropolitana, divide opiniõesEnquanto alguns aprovam a novidade, que vai do Metropolitan Shopping até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outros criticam a sinalização e a divisão criada em bairros cortados pela nova alça.

O porteiro Marcos Pereira, de 32 anos, morador do Bairro São João, entende que a estrada não dá acesso à região e cortou a passagem que os moradores usavam para o Bairro PTB“Não tem entrada e saída para o bairro a partir do contorno, mesmo às margens da pistaAlém disso, precisamos de passarela para o PTB, onde fica o posto de saúde”, disseQuem vem pela via expressa e quer acessar o contorno também reclama, alegando que a mudança de faixas é muito brusca, saindo da pista mais à direita para a que está mais à esquerda.

O diretor-superintendente da Autopista Fernão Dias, Helvécio Tamm, informou que afirmou que a empresa vai estudar a possibilidade de a passarela para o São João e encaminhar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)Sobre as dificuldades de acesso e retornos, ele garantiu que a situação tende a melhorar quando as pessoas se acostumarem“Esses oito quilômetros foram projetados para o trânsito de longa distância

Acessos de entrada e saída para o bairro poderiam comprometer a segurança no trecho e são válidos desde que pensados em desnível”, disse

O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), prometeu enviar ofício à ANTT pedindo a municipalização do trecho que antes recebia o tráfego que agora desviado para o contornoSegundo ele, são apenas seis quilômetros entre o posto da PRF e o PTB“Dessa forma poderíamos resolver demandas que já são urbanas mais facilmente, sem necessidade de passar pela concessionária e pela ANTT”, afirmaO diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, afirmou que vai estudar a solicitação