Pelo menos cerca de 200 famílias participam dos encontros promovidos pelo grupo Na Pracinha. É o caso de Lissandra Martins Gianasi, de 38 anos, que levou a filha Lunna, de 1 ano e 9 meses, para brincar no Parque Renato Azeredo, no Bairro Palmares, na manhã deste domingo. Descalça e com a saia amarela já toda colorida de giz, Lunna corria, fazia amizades com outras crianças e sentava-se bem no meio da flor desenhada no chão, mostrando que estava bem à vontade. “Tinha que ter atividades como essa em todas as pracinhas e ao mesmo tempo”, afirmou Lissandra.
Na sétima edição, o Encontro na Pracinha foi idealizado por Mírian Barreto, mãe de Sara, de 2 anos e meio, e Flávia Pelegrini, mãe de Cecília, de 3 anos. Mães de primeira viagem elas resolveram criar o blog para partilhar as experiências, como passeios que faziam com as filhas em espaços públicos da cidade. Semanalmente, as duas postavam roteiros de lugares a céu aberto que poderiam ser visitados com as crianças sem custos.
A ideia fez tanto sucesso que muitos pais escreviam pedindo para participar dos passeios. No início, eram 27 famílias. No último domingo, eram quase 200. Casais com os filhos, madrinhas ou só as mães ou só os pais com os filhotes. “Há um ano e meio, quando criamos o blog queríamos resgatar a ideia de brincar ao ar livre”, afirmou Flávia.
O projeto pode ser conhecido através do site do Na Pracinha.