O resultado é uma sobrecarga no trabalho de policiais militares de tentar coibir excessos“Em muitas cidades o policial acaba sendo a autoridade, às vezes única, do trânsito”, reconhece o tenente-coronel Alberto Luiz, chefe da Comunicação da PMNo caso de policiais militares, o efetivo até aumentou, de 37,6 mil em 2004 para 44,7 mil este ano, segundo o Ministério da JustiçaMas a corporação diz que o incremento não ocorreu para cuidar do trânsito“O aumento do efetivo é para o enfrentamento da criminalidade”, disse o tenente-coronel Alberto Luiz.
Em cidades que registraram grande crescimento de frota, a fiscalização falha é uma das principais reclamações de motoristas“Todos os dias fico 40 minutos parada no trânsito da Avenida João César de Oliveira e não tem fiscalização nenhumaNão tem ninguém para organizar o trânsito”, reclama a dona de casa Eliane Amaral, de 40, moradora de Contagem, na Grande BH
Em Montes Claros, a frota cresceu 8,2% em um ano: de 160.082 mil para 173.269, média de um veículos por 2,1 habitantesO rápido crescimento da frota, combinado com ruas estreitas, falta de educação de motoristas e de fiscalização, contribui para acidentesSegundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são registrados na cidade em média 19 acidentes por diaA maioria, segundo o Samu, envolve motocicletas, que respondem por mais de 40% da frota do municípioEm todo o estado, o número de mortes por acidentes de trânsito cresceu: entre 2003 e 2011, por exemplo, os óbitos registrados em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) passaram de 3.072 para 4.691, alta de 52,7%A estatística exclui mortes em hospitais não ligados ao SUS e óbitos ocorridos no local do acidente.
A Empresa Municipal de Trânsito de Montes Claros (Mctrans) conta hoje com 30 agentes para a fiscalização do trânsito em toda a área urbanaA presidente da MCtrans, Ivana Colen, reconhece que o número é “insuficiente”“Como qualquer outra cidade de médio e grande porte, Montes Claros tem vários problemas no trânsito”, diz Ivana
Acidentes
Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o número de agentes subiu de 20 para 36 entre 2009 e 2013, mas autoridades reconhecem que o número não é o ideal para coibir infrações e reduzir ocorrênciasHá uma semana, um acidente chocou a cidade: um jovem de 17 anos atropelou e matou uma mulher de 33Ela estava no passeio, com o filho de 15, e teve que pular na frente do veículo para salvar o garotoEste ano, 2.719 acidentes foram registrados, com 729 vítimas e 12 mortesA cidade tem 116 mil veículos, quase o dobro dos 65 mil registrados há cinco anos.
“Nem todo município tem ruas largas, preparadas para receber esse fluxo de veículosDivinópolis é uma cidade que tem o traçado razoável, e ainda assim sofremos”, diz o secretário de Trânsito e Transporte, Simoniades Quadros“As facilidades para adquirir um automóvel cresceram muito e as pessoas aproveitaramEstamos sofrendo as consequências disso”, completaUm dos indicativos de que o trânsito precisa de reforço na fiscalização é a quantidade de infrações cometidas pelos motoristasEntre 2011 e 2012, as multas passaram de 23.788 para quase 45 milA maior parte dos condutores é multada por falar ao celular, estacionar em desacordo com a regulamentação e não usar o cinto de segurança.
Simoniades Quadros acredita que somente uma mudança de comportamento, com incentivo ao tranporte coletivo, bicicletas e caminhadas, poderá melhorar a situação“Enquanto isso não acontece, fazemos obras e alterações no trânsito”, diz.