Os frequentadores do Bar do Bolão, tradicional reduto gastronômico na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, podem ficar tranquilos: o casarão tombado que abriga o restaurante há quase meio século não será transformado em uma clínica médica, segundo garantiu ontem o novo proprietário, que adquiriu o imóvel e pretende manter o estabelecimento no local.
O novo dono, um oftalmologista, que ainda prefere o anonimato até concluir o negócio com os 15 herdeiros, revelou ontem ao Estado de Minas que a compra é um investimento que não vai reduzir a importância cultural e histórica do Bar do Bolão. “Não tenho interesse em montar uma clínica, não vou ocupar a casa. Dou muito valor ao patrimônio e prezo pela sua relevância para o Bairro Santa Tereza e para a cidade”, explicou.
REFERÊNCIA
Mesmo assim, o novo proprietário confirmou o que já havia garantido aos irmãos do bar: não vai tirá-los de lá, pois fazem parte de um ponto de referência da região. “Essa transação adquiriu visibilidade, pois alguns interessados disseram querer acabar com o estabelecimento”, salientou. O médico afirmou que sua intenção é recuperar o imóvel, que será administrado por sua empresa. “Deixo claro que não tenho um projeto, exceto muito respeito pelo prédio e pela família que o aluga há 50 anos”, concluiu. Ele informou que pretende usar uma parte da casa que está murada.
Agora que tem o aval do oftalmologista, um dos sócios do bar, Sílvio Rocha, disse que pretende fazer modificações no casarão, que ficaram pendentes. “Ficamos esperando essa decisão. Estávamos tentando comprar e não conseguimos. Agora tenho essa segurança”, salientou.