Minas Gerais tem posição de destaque quando o assunto é a contratação de jovens aprendizesO estado ocupa o segundo lugar na Federação entre os que mais deram oportunidades de ingresso no mercado de trabalho a pessoas nessa faixa etáriaDos 88.937 aprendizes contratados de janeiro a julho deste ano no país, 14.851 foram mineiros, o que representa 16,6%O estado perde apenas para São Paulo, que inseriu 18.655 jovens e adolescentes em postos de trabalho, ou seja, 20,9% do total.
Os dados de Minas mostram mais do que pessoas trabalhando“São oportunidades criadas pelas empresas para jovens e adolescentes conseguirem a oportunidade do primeiro emprego e posterior ascensão profissional”, explica Margareth Pinto, gerente do Ensino Social Profissionalizante (Espro)A instituição sem fins lucrativos capacita e insere jovens no mundo do trabalho
O colega de curso Pedro Henrique Pereira, de 18, destaca a importância da formação“O curso de qualificação me deu base para atuar na área administrativa da empresa em que estou há nove meses como aprendiz”, garanteEntre as formações, ele destacou o conhecimento em informática que adquiriuNo dia a dia com os alunos que buscam qualificação, o professor Ítalo Veloso diz ser impressionante a mudança de perfil dos estudantes após o curso“O jovem que passa por aqui adquire postura diferente no mercadoÉ mais motivado, responsável e comprometido com o trabalho”, diz.
PESQUISA Do lado dos meninos, a busca por melhoria pessoal e profissional é o item que mais pesa na hora de participar de um programa de aprendizagem, como mostra pesquisa feita pelo EsproEntre os 10.420 jovens de todo o Brasil que participaram do levantamento, 1.685 deles são de Belo HorizonteDesses, 93% avaliam o desenvolvimento pessoal e profissional como “muito importante”Outros dois pontos valorizados pelos jovens são oportunidade de autodesenvolvimento, com 93% das respostas grau cinco
A pesquisa mostra ainda a exigência das empresas que contratam os aprendizesEntre as entrevistadas, 75% consideram como muito importante os critérios credibilidade e idoneidade da instituição parceira que forma o jovem aprendizSegundo o levantamento, é de 99% o percentual de entrevistados que avaliam que o Espro cumpre parcial e totalmente a sua missão de promover a inclusão social de jovens por meio de ações educativas como aulas, palestras e oficinas.
MINAS É O SEGUNDO NO RANKING
Aprendizes inseridos no mercado de trabalho até julho em todo o país
São Paulo 18.656
Minas Gerais 14.851
Rio Grande do Sul 8.053
Espírito Santo 5.814
Rio de Janeiro 5.528
Ceará 4.917
Paraná 3.439
Bahia 3.341
Santa Catarina 2.615
Pernambuco 2.476
Goiás 2.207
Mato Grosso Sul 2.019
Amazonas 1.996
Distrito Federal 1.665
Pará 1.653
Roraima 1.454
Mato Grosso 1.314
Paraíba 1.232
Alagoas 1.089
Maranhão 928
Sergipe 807
Amapá 678
Piauí 641
Acre 639
Rio Grande do Norte 611
Roraima 254
Tocantins 60
88.937
Total de contratos no Brasil
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Formação local
As perspectivas de vida de 20 jovens com idade entre 16 e 18 anos estão prestes a mudar para melhorEles fazem parte da primeira turma da Escola Formare Iveco, programa que trabalha a inserção social por meio da educaçãoA Escola Formare Iveco é um projeto da Fundação Iochpe que forma parcerias com empresas para oferecer curso de educação profissional reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)Os beneficiados são jovens com renda familiar de até um salário mínimo e que estejam cursando o ensino médio.
A iniciativa busca contribuir para mudar a realidade apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada no início de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que a quantidade de adolescentes de 15 a 17 anos longe da escola aumentou, chegando a 2 milhões“Ao investir na formação desses jovens da comunidade sete-lagoana, por meio desse importante projeto, reforçamos a cultura da Fiat Industrial em apostar no desenvolvimento sustentável das regiões onde estão suas atividades industriaisChegar à etapa final é gratificante para a empresa”, diz o diretor de Recursos Humanos da Fiat Industrial para a América Latina, Fabrizio Milone.
Oportunidades O curso oferecido pela Iveco é para operador de montagem de veículos comerciaisAs aulas são ministradas na fábrica da montadora, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, por educadores voluntáriosAo todo, 95 empregados aderiram ao programa e, durante 10 meses, ministraram aulas profissionalizantes práticas e teóricasA proposta busca desenvolver também habilidades como comunicação, trabalho em equipe, solução de problemas, processo produtivo e cidadania“Oferecemos aos jovens conhecimento e vivência profissional que os auxiliarão na escolha para o futuro e os tornarão cidadãos que a sociedade esperaLevando-os a considerar valores que eles carregarão para o resto das suas vidas”, comenta a coordenadora do projeto na Iveco, Maria Aline Rodrigues.
Foram aproximadamente 800 horas de estudo com aulas de segunda a sexta-feira, 13 disciplinas (entre elas higiene, saúde e segurança e operações de montagem mecânica e acabamento)Toda essa dedicação e esforço serão recompensados no futuro, como é o caso da formanda Izabela Rita Souza Nunes, de 17 anos, que depois de participar do curso conseguiu identificar sua vocação profissional“Entrei no curso porque queria aprender mais sobre o mercado de trabalhoHoje, sei que quero atuar na área de mecânica industrialJá me matriculei num curso do Senai e pretendo fazer faculdade de engenharia mecânicaAprendi muito na Escola Formare Iveco e já recomendei para amigos e familiares”, comenta