Motoristas, engenheiros e operadores do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) de Belo Horizonte, batizado de Move, serão treinados entre dezembro e janeiro para se adaptar aos novos veículos e à forma de proceder entre os corredores e estações que deverão ser inaugurados em fevereiro. A informação é do engenheiro da montadora Mercedes Benz Denis Muniz, que ontem fez demonstrações para funcionários da BHTrans no corredor da Avenida Cristiano Machado.
O engenheiro informou que a adaptação dos condutores de linhas regulares do atual sistema BHBus é necessária para que o sistema Move opere com mais eficiência e rapidez: “É preciso conhecer o veículo. Muitos serão articulados, têm câmbio automático e motores traseiros, ao contrário dos ônibus tradicionais que circulam hoje”.
Os motoristas aprenderão novas formas de manobrar os veículos maiores e de como proceder na aproximação para embarque, desembarque e nas ultrapassagens dentro dos corredores e entre as estações. Parte da experiência adquirida pela equipe é fruto da operação dos ônibus de São Paulo, onde há, de acordo com o engenheiro, cerca de mil ônibus articulados em corredores e nas ruas. “Os motoristas precisam ter percepção do tamanho dos novos veículos, que são maiores, e os operadores e mecânicos terão um conhecimento mais apurado de onde se encontram os dispositivos de que vão precisar para dar manutenção e permitir uma operação mais rápida”, disse Muniz.
A frota inicial que circulará é estimada pela BHTrans em 400 ônibus, sendo 200 articulados e 200 padrons, modelo intermediário que rodará dentro e fora dos corredores das avenidas Vilarinho, Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado. Os quatro consórcios de BH (Pampulha, BH Leste, Dez e Dom Pedro II) poderão participar das linhas do BRT.