Para reivindicar melhorias na infraestrutura dos bairros Dona Rosarinha e Padre Miguel, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, moradores se mobilizaram em manifestação na tarde deste sábado na Rodovia MG-020. De acordo com a Polícia Militar, pneus e demais objetos em chamas foram usados para obstruir a passagem de veículos nos dois sentidos da via. O protesto se concentra próximo ao portal da entra da cidade. O protesto começou por volta de 13h e Às 16h30 já provocava transtornos para quem seguia em direção ao Mega Space.
Segundo a PM, cerca de 60 pessoas participam do ato. Havia ameaça por parte de alguns manifestantes de atear fogo em ônibus, por isso duas equipes do Corpo de Bombeiros foram para o local acompanhar o protesto.
Testemunhas afirmaram que alguns manifestantes arremessaram pedras contra motoristas que tentavam furar o bloqueio. Alguns condutores se arriscaram em seguir pela contramão para sair do congestionamento temendo maior tumulto. Também há relatos de disparos de arma de fogo.
O protesto teve início por volta das 13h e às 17h ainda não havia previsão para o tráfego de veículos ser liberado no trecho. Efetivo policial de Santa Luzia e de Belo Horizonte acompanham a situação no local. Segundo a polícia, quem segue para o Mega Space deve passar por dentro de Santa Luzia, pela avenida Brasília, para evitar a retenção. O congestionamento já causa reflexos na Via 240 e há relatos de pessoas que decidiram ir a pé até o espaço para não perder os shows.