Seis traficantes foram presos pela Polícia Federal (PF) durante uma operação na segunda-feira na Avenida Pedro II, em Belo Horizonte. O grupo transportava 35 quilos de cloridrato de cocaína – substância com alto grau de pureza – de Foz do Iguaçu (PR) para a capital mineira.
A polícia investigava há quatro meses uma quadrilha do Paraná especializada em fornecer drogas para traficantes de Minas Gerais, que eram responsáveis por fazer a distribuição para outros criminosos em BH e na região metropolitana. Durante a apuração, os policiais descobriram que havia mais uma remessa de drogas vindo para o estado. No entanto, o Renault Megane usado pelo transportador da cocaína se envolveu em um acidente na divisa dos estados do Paraná e São Paulo, o que fez os traficantes contratarem um caminhão reboque para seguir viagem.
Já em Belo Horizonte, a os policiais federais seguiram o reboque e os veículos que o escoltavam até uma autopeças que fica na Avenida Pedro II, quando o grupo foi abordado. Os pacotes de cocaína foram achados em um compartimento no teto do carro. Segundo a Polícia Federal, o cloridrato de cocaína permite a fabricação do crack e, misturado a outros produtos químicos, pode render cinco vezes mais droga do que os 35 quilos apreendidos.
Os seis presos – que não tiveram os nomes divulgados pela polícia – têm entre 27 e 47 anos. Três são da cidade de Foz do Iguaçu e três de Belo Horizonte. Todos foram indiciados por tráfico de drogas em associação e podem ser condenados a mais de 20 anos de prisão, além de multa. A polícia vai continuar as investigações para localizar outros traficantes envolvidos com a quadrilha.