Com jalecos brancos e empunhando bandeiras do Brasil e de Cuba, um novo grupo de médicos cubanos, que participarão do Programa Mais Médicos, desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira. O voo, previsto para chegar às 6h30, atrasou apenas 10 minutos. Os profissionais da saúde saíram da sala de desembarque com longos sorrisos no rosto. Eles ficarão concentrados durante três semanas na capital mineira, para participarem do módulo de acolhimento e avaliação do programa.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os médicos foram colocados em ônibus e levados para a unidade do Sesc em Venda Nova, junto com outros profissionais do programa. Lá, eles ficarão hospedados durante três semanas e farão curso de português e de protocolo das funções básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o curso, os cubanos serão avaliados para receber o registro provisório.
Ao todo, 3 mil médicos cubanos chegam ao país até a próxima semana para ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Mais Médicos. Além de BH, eles ficarão em outras quatro capitais para a realização do módulo de acolhimento: Brasília, Fortaleza, Vitória e São Paulo.
Em Minas, 100 profissionais foram designados para 35 municípios. A capital tem mais bolsistas (19), seguida por Betim (7), Ribeirão das Neves (7), Contagem (5), Santa Luzia (5) e Sete Lagoas (5). A região com mais profissionais é a Grande BH (32), seguida pelo Vale do Jequitinhonha (11), Norte (7), Vale do Aço (7), Noroeste (5), Vale do Rio Doce (5), Região Central (5), Vale do Mucuri (4), Sul (3) e Centro-Oeste (2).