(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blitz da Lei Seca será feita em 12 cidades na próxima semana

Dia da fiscalização simultânea em BH e no interior é mantido em sigilo para flagrar motoristas alcoolizados


postado em 08/11/2013 06:00 / atualizado em 08/11/2013 06:38

Desde 21 de dezembro de 2012, bafômetro flagrou 1.225 motoristas bêbados em Belo Horizonte(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS - 12/7/13)
Desde 21 de dezembro de 2012, bafômetro flagrou 1.225 motoristas bêbados em Belo Horizonte (foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS - 12/7/13)


 

Policiais e agentes de trânsito vão apertar o cerco aos motoristas alcoolizados no interior de Minas. Uma megaoperação da Lei Seca será realizada na próxima semana no lançamento da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” em 12 cidades, com fiscalização simultânea inclusive em Belo Horizonte. A fiscalização começará com mais de um ano de atraso. Todas as cidades receberam o material necessário para as blitzes. Em 22 de outubro, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) fez distribuição dos veículos e dos últimos equipamentos, como bafômetros e cones de sinalização, entregues na capital pelos comandantes de regiões integradas de segurança pública (Risp).

“Cada município recebe pelo menos uma base móvel, duas motos, um computador, uma impressora, quatro cavaletes, 12 cones e dois etilômetros”, informou a Seds. O dia e o horário da fiscalização simultânea em BH, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia são mantidos em sigilo para garantir o efeito surpresa a quem estiver embriagado ao volante ou com habilitação ou documentação do veículo irregulares.

Na capital, onde a campanha já é feita com rigor há dois anos, o número de mortes e feridos caiu 29,21%, passando de 8,4 mil no primeiro semestre de 2012 para 5.946 no mesmo período deste ano. Já o total de acidentes com vítima diminuiu 15,4% na capital também no primeiro semestre (de 7.704 para 6.545), segundo o Batalhão de Trânsito (BPTran). “Com a entrega dos equipamentos, consolidamos a campanha, que apresenta resultados exitosos em relação à redução de acidentes com vítimas. Pretendemos trabalhar nessa mesma direção nos maiores municípios do estado, atendendo a um clamor não só das polícias, mas também da sociedade”, disse o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

Em agosto cerca de 90 representantes do sistema de Defesa Social de Minas passaram por dois treinamentos, um teórico e o outro prático, para garantir a eficácia no interior. Durante a capacitação, policiais civis e militares, bombeiros e agentes de trânsito receberam informações sobre a forma de abordagem de motoristas, a escolha dos locais de fiscalização, função de cada integrante da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infrações de trânsito.

De 21 de dezembro de 2012, quando foi publicado no Diário Oficial da União o texto que tornou a Lei Seca mais rígida, até ontem, 41.442 motoristas foram abordados nas blitzes da campanha em BH. Desse total, 1.225 foram autuados, sendo 780 por infração de trânsito e 445 por crime de trânsito. Dos 41.442 motoristas, 189  recusaram o bafômetro. Outros 1.144 eram inabilitados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)