Segundo o Edital 05/2013, publicado ontem no Diário Oficial do Município (DOM) e disponível no site da BHTrans, os novos 178 endereços escolhidos para receber radares e infraestruturas adicionais estão exclusivamente nas pistas centrais da Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro I, além das áreas de circulação da Paraná e Santos Dumont, que passam por reforma, no Centro da cidade. Nessas cinco avenidas foram projetadas pistas de concreto, razão pela qual a tecnologia exigida pela BHTrans não deve exigir intervenção no pavimento, evitando quebra-quebra do cimento.
“A detecção dos veículos infratores deverá ser feita por meio de equipamentos com tecnologia que registre a infração por radiofrequência, emissão de frequência luminosa e videomonitoramento”, informa a BHTrans, que admite o uso de outras opções que não interfiram no concreto. Hoje, BH conta com 94 radares que usam sensores fixos no asfalto, o que demanda obras para a instalação. Os outros três aparelhos são móveis. “O início das operações das pistas exclusivas para o Move (BRT) demanda a implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, avanço de semáforo e invasão de faixas, para possibilitar a operação do sistema com a maior segurança possível”, justifica a empresa que gerencia o transporte na capital.
FAIXAS EXCLUSIVAS
Juntas, Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado terão 68 endereços escolhidos para receber equipamento com dupla função: frear o abuso de velocidade dos ônibus e flagrar veículos pequenos que tentarem invadir as faixas exclusivas. Até 36 pontos poderão funcionar simultaneamente. Os outros 32 receberão as estruturas necessárias para os radares funcionarem em sistema de rodízio. O avanço de semáforo por ônibus será vigiado em 97 locais, espalhados nas cinco avenidas, sendo que no máximo 50 poderão multar simultaneamente. No BRT Central, um único ponto terá excesso de velocidade fiscalizado: na Avenida Paraná, entre as ruas dos Tamóios e dos Tupis.
Segundo o edital, as propostas das empresas interessadas deverão ser entregues na sede da BHTrans até as 11h de 16 de dezembro. Se não houver nenhum questionamento na Justiça, a previsão é de que os aparelhos estejam prontos para funcionar até 90 dias depois da abertura dos envelopes, também prevista para 16 de dezembro. Segundo cronograma estabelecido pela Secretaria de Obras de Belo Horizonte, os BRTs Central e Cristiano Machado entram em operação em 15 de fevereiro. Já o BRT Antônio Carlos/Pedro I deve estar operando em 15 de março, assim como a Estação Pampulha. As estações Vilarinho e Venda Nova têm abertura pevista para 15 de abril, data limite para início de todo o sistema.
BIG BROTHER BH
Os números da vigilância eletrônica nas ruas
Quantidade atual de radares
50 de controle de velocidade
40 de avanço de semáforo
4 de invasão de faixa exclusiva
3 móveis
Novos radares, conforme Edital 4/2013, de 18 de outubro
293 pontos em sistema de rodízio
153 para flagrar abuso de velocidade, invasão de faixa exclusiva e avanço de semáforo
Novos radares conforme Edital 5/2013, de 13 de novembro
178 pontos em sistema de rodízio
93 para flagrar abuso de velocidade, invasão de faixa exclusiva e avanço de semáforo
Diferença entre os editais 04/2013 e 05/2013
» No primeiro, lançado em outubro, a fiscalização se dará somente nas pistas laterais do BRT, por onde circularão veículos comuns, e em alguns corredores importantes para todo o sistema de transporte por ônibus da capital, como a avenida Pedro II. No segundo, lançado ontem, os vigias eletrônicos vão operar somente em corredores exclusivos.