Levantamento do Ministério da Saúde (MS) divulgado ontem aponta Minas Gerais como o estado com o maior número de casos notificados de dengue no país (um em cada 3,4). Além disso, foram 116 mortes, mais de um quarto do registrado nos demais estados. Segundo o novo Mapa da Dengue apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, 157 municípios brasileiros estão em situação de risco, entre eles Governador Valadares, Leste do estado, com 525 em alerta e 633 com índice satisfatório. As informações têm como base o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa)
A pesquisa foi elaborada, com participação de estados e municípios, entre 1º outubro e 8 de novembro em 1.315 cidades para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito. Em Minas, das 74 cidades que enviam regularmente o Liraa, apenas 34 o apresentaram até agora. O mapa mostra que o índice de infestação em Governador Valadares é 6, o que significa que, em cada 100 domicílios visitados pelas equipes de vigilância, seis tinham larvas.
Em estado de alerta, em Minas, estão Aimorés, Bocaiuva, Cataguases, Conceição das Alagoas, Curvelo, Frutal, Ipatinga, Ituiutaba, Montes Claros, Muriaé, Teófilo Otoni e Vazante. Já no índice de infestação satisfatória, o MS cita Além Paraíba, Alfenas, Araxá, Belo Horizonte, Carangola, Guaxupé, Itabira, Janaúba, Januária, João Monlevade, Lavras, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, São Francisco, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Visconde do Rio Branco.
RECURSOS
Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o MS informou que dobrou o volume de recursos adicionais a estados e municípios. Portaria autorizando o repasse de R$ 363,4 milhões foi assinada ontem por Alexandre Padilha. São R$ 40,9 milhões para Minas.