A estimativa para o início da operação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês), batizado como Move, está mantida para fevereiro, março e abril de 2014
O atraso no cronograma decorre também da desapropriação de seis imóveis nos corredores Pedro I e Vilarinho, que tramitam na Justiça sem data para conclusãoQuatro viadutos que cruzam a Pedro I e que integram o pacote de obras do BRT só deverão ficar prontos em abril, às vésperas do MundialA boa notícia é a antecipação para liberar os cruzamentos dos corredores Santos Dumont/Paraná, no Centro, que serão abertos em 30 de novembro.
O BRT terá três ramais: Cristiano Machado; Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho; e Santos Dumont/Paraná, no HipercentroSegundo a prefeitura, o funcionamento do sistema será por fasesComeça em 15 de fevereiro no Centro e na Avenida Cristiano Machado; 15 de março na Antônio Carlos, até a estação Pampulha; e 15 de abril nas avenidas Pedro I e VilarinhoSe considerada a previsão de término feita quando as obras começaram, o calendário do BRT sofrerá atraso de praticamente um ano, já que a conclusão estava marcada para o primeiro semestre deste ano.
Os novos prazos para encerrar o quebra-quebra nos corredores foram anunciados ontem pelo secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira TerrorSegundo ele, os atrasos estão relacionados a problemas de revisão de projetos, dificuldades em negociar desapropriações e demora na liberação de recursos para pagamento da desocupação de 322 imóveis (279 na Pedro I e 43 na Avenida Vilarinho)
Entre os cenários apresentados pelo secretário, o mais tranquilo é o da Área Central, já que o sistema viário da Santos Dumont/Paraná ficará pronto até o dia 30“Com a antecipação do fim das obras no Centro, os comerciantes terão mais tranquilidade no Natal,”, afirma Terror Entretanto, nada mais pode dar erradoNo local, funcionários implantam seis estações, inclusive com instalação de todo o sistema eletrônico Adequações viárias em ruas e avenidas da região hospitalar, por onde os ônibus articulados passarão, só ficam prontas no mesmo dia de início do funcionamento do BRT do Centro
O sistema Cristiano Machado também está na lista de inaugurações e apesar de o piso de concreto e as estações do corredor estarem previstos para ficar prontos até 30 de dezembro, somente em 15 de fevereiro, dia da estreia, a estação São Gabriel estará completamente pronta“Até esta data ela funcionará em regime mínimo de operação
Pela nova previsão, os usuários do transporte público mais afetados serão aqueles que têm o Vetor Norte como destino, passando pelos corredores Antônio Carlos/Pedro IO piso de concreto da Antônio Carlos e as estações de transferência deverão ser concluídas até 30 de dezembroMas a estação Pampulha, que assim como o terminal São Gabriel teve o início das obras atrasado por problemas na licitação, só estará pronta em 15 de fevereiro, um mês antes do início da operação neste trecho (Lagoinha/Estação Pampulha)
O problema aumenta à medida que a obra avança em direção à Pedro I, onde as desapropriações complicaram a ampliação da avenida e a construção do piso de concreto No local, ainda resta um imóvel a ser desapropriado e a pista deve ficar pronta só em janeiroNa Avenida Vilarinho, as obras devem terminar em 30 de dezembro, bem como as intervenções na estação VilarinhoNo terminal, serão feitas elevações nas plataformas, mudanças de leiaute, entre outras, o que deve terminar até 30 de dezembroMas na estação Venda Nova, as mesmas adequações só terminam em março, 15 dias antes do BRT começar a funcionar neste trecho, em 15 de abril.
BRT ACELERADO
Andamento das obras do Move
OS TRÊS CORREDORES
Área Central (Avenidas Santos Dumont/Paraná)
Avenida Cristiano Machado
Avenidas Antônio Carlos/Pedro I/ Vilarinho
RAIO X
R$ 1,57 bilhão será investido (7,5% a mais do que o previsto inicialmente)
322 demolições (279 na Pedro I e 43 na Vilarinho)
R$ 300 milhões foi o custo das desapropriações
750 mil passageiros serão beneficiados com o BRT
SITUAÇÃO DAS OBRAS
77% do sistema concluídos
BRT Área Central (Santos Dumont/Paraná)
Atrasado
Previsão inicial de entrega: dezembro/2013
Previsão atual de entrega:
30/11 - sistema viário das avenidas
30/12 - estações de transferência
15/2/2014 - adequações viárias na área hospitalar
Inauguração: 15 de fevereiro
BRT Antônio Carlos/Pedro I/ Vilarinho
1º trecho (Antônio Carlos/Estação Pampulha)
Atrasado
Previsão inicial de entrega: dezembro/2013
Previsão atual de entrega:
30/12 - sistema viário e estações
15/2 - conclusão da estação Pampulha
Inauguração: 15 de marçoa
BRT Cristiano Machado
Atrasado
Previsão inicial de entrega: dezembro/2013
Previsão atual de entrega:
30/12 - sistema viário e estações
15/2 - conclusão da estação São Gabriel
Inauguração: 15 de fevereiro
2º trecho (Pedro I/ Vilarinho)
Atrasado
Previsão inicial de entrega: dezembro/2013
Previsão atual de entrega:
30/12 - adequações de infraestrutura na estação Vilarinho
Janeiro/2014 - sistema viário e estações da Pedro I
Janeiro/2014 - sistema viário da Avenida Vilarinho
Março/2014 - adequações de infraestrutura da estação Venda Nova
Abril/2014 - Quatro viadutos na Avenida Pedro I
Inauguração: 15 de abril
Fonte: Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura