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Estado de Minas

Prefeitura de BH corre contra o tempo para garantir funcionamento do BRT no prazo

Com 23% das obras do novo sistema de transporte ainda em andamento, prefeitura admite que houve atrasos, mas garante que prazo para início de operação está mantido


postado em 20/11/2013 06:00 / atualizado em 20/11/2013 07:06

A estimativa para o início da operação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês), batizado como Move, está mantida para fevereiro, março e abril de 2014. Mas a Prefeitura de Belo Horizonte terá de correr contra o tempo para cumprir o prazo, que já estava apertado, porque houve atraso no cronograma. Inicialmente, a entrega das obras estava prevista para dezembro. Ainda restam 23% das intervenções e os maiores gargalos estão justamente nos pontos de maior concentração de passageiros: as estações de integração Pampulha, São Gabriel e Venda Nova. Enquanto as duas primeiras – ainda em construção – devem ficar prontas somente em 15 de fevereiro, a última só será completamente adequada ao sistema BRT em março de 2014, a três meses da Copa do Mundo.

O atraso no cronograma decorre também da desapropriação de seis imóveis nos corredores Pedro I e Vilarinho, que tramitam na Justiça sem data para conclusão. Quatro viadutos que cruzam a Pedro I e que integram o pacote de obras do BRT só deverão ficar prontos em abril, às vésperas do Mundial. A boa notícia é a antecipação para liberar os cruzamentos dos corredores Santos Dumont/Paraná, no Centro, que serão abertos em 30 de novembro.

O BRT terá três ramais: Cristiano Machado; Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho; e Santos Dumont/Paraná, no Hipercentro. Segundo a prefeitura, o funcionamento do sistema será por fases. Começa em 15 de fevereiro no Centro e na Avenida Cristiano Machado; 15 de março na Antônio Carlos, até a estação Pampulha; e 15 de abril nas avenidas Pedro I e Vilarinho. Se considerada a previsão de término feita quando as obras começaram, o calendário do BRT sofrerá atraso de praticamente um ano, já que a conclusão estava marcada para o primeiro semestre deste ano.

Os novos prazos para encerrar o quebra-quebra nos corredores foram anunciados ontem pelo secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror. Segundo ele, os atrasos estão relacionados a problemas de revisão de projetos, dificuldades em negociar desapropriações e demora na liberação de recursos para pagamento da desocupação de 322 imóveis (279 na Pedro I e 43 na Avenida Vilarinho). A remoção custou R$ 300 milhões aos cofres públicos. Apesar dos impasses, o secretário é enfático em afirmar que tudo estará pronto a tempo do cronograma estabelecido pela BHTrans. “São ajustes que precisaram ser feitos em função dos problemas ao longo das obras, mas que não interferem no início da operação ou nos jogos da Copa do Mundo”, diz.

 Entre os cenários apresentados pelo secretário, o mais tranquilo é o da Área Central, já que o sistema viário da Santos Dumont/Paraná ficará pronto até o dia 30. “Com a antecipação do fim das obras no Centro, os comerciantes terão mais tranquilidade no Natal,”, afirma Terror. Entretanto, nada mais pode dar errado. No local, funcionários implantam seis estações, inclusive com instalação de todo o sistema eletrônico. Adequações viárias em ruas e avenidas da região hospitalar, por onde os ônibus articulados passarão, só ficam prontas no mesmo dia de início do funcionamento do BRT do Centro.

O sistema Cristiano Machado também está na lista de inaugurações e apesar de o piso de concreto e as estações do corredor estarem previstos para ficar prontos até 30 de dezembro, somente em 15 de fevereiro, dia da estreia, a estação São Gabriel estará completamente pronta. “Até esta data ela funcionará em regime mínimo de operação. A estação é uma estrutura gigantesca e faltarão, em dezembro, prédios de apoio e escritórios”, explicou o secretário.

Pela nova previsão, os usuários do transporte público mais afetados serão aqueles que têm o Vetor Norte como destino, passando pelos corredores Antônio Carlos/Pedro I. O piso de concreto da Antônio Carlos e as estações de transferência deverão ser concluídas até 30 de dezembro. Mas a estação Pampulha, que assim como o terminal São Gabriel teve o início das obras atrasado por problemas na licitação, só estará pronta em 15 de fevereiro, um mês antes do início da operação neste trecho (Lagoinha/Estação Pampulha).

O problema aumenta à medida que a obra avança em direção à Pedro I, onde as desapropriações complicaram a ampliação da avenida e a construção do piso de concreto. No local, ainda resta um imóvel a ser desapropriado e a pista deve ficar pronta só em janeiro. Na Avenida Vilarinho, as obras devem terminar em 30 de dezembro, bem como as intervenções na estação Vilarinho. No terminal, serão feitas elevações nas plataformas, mudanças de leiaute, entre outras, o que deve terminar até 30 de dezembro. Mas na estação Venda Nova, as mesmas adequações só terminam em março, 15 dias antes do BRT começar a funcionar neste trecho, em 15 de abril.

BRT ACELERADO
Andamento das obras do Move

OS TRÊS CORREDORES
Área Central (Avenidas Santos Dumont/Paraná)

Avenida Cristiano Machado

Avenidas Antônio Carlos/Pedro I/ Vilarinho

RAIO X

R$ 1,57 bilhão será investido (7,5% a mais do que o previsto inicialmente)

322 demolições (279 na Pedro I e 43 na Vilarinho)

R$ 300 milhões foi o custo das desapropriações

750 mil passageiros serão beneficiados com o BRT

SITUAÇÃO DAS OBRAS

77% do sistema concluídos

BRT Área Central (Santos Dumont/Paraná)

 

 

 

Atrasado

Previsão inicial de entrega: dezembro/2013

Previsão atual de entrega:

30/11 - sistema viário das avenidas

30/12 - estações de transferência

15/2/2014 - adequações viárias na área hospitalar

Inauguração: 15 de fevereiro

BRT Antônio Carlos/Pedro I/ Vilarinho


1º trecho (Antônio Carlos/Estação Pampulha) 


 

Atrasado

 

Previsão inicial de entrega: dezembro/2013

Previsão atual de entrega:

30/12 - sistema viário e estações

15/2 - conclusão da estação Pampulha

Inauguração: 15 de marçoa


BRT Cristiano Machado


 


Atrasado

Previsão inicial de entrega: dezembro/2013

Previsão atual de entrega:

30/12 - sistema viário e estações

15/2 - conclusão da estação São Gabriel

Inauguração: 15 de fevereiro


2º trecho (Pedro I/ Vilarinho)


 

 

Atrasado

Previsão inicial de entrega: dezembro/2013

Previsão atual de entrega:

30/12 - adequações de infraestrutura na estação Vilarinho

Janeiro/2014 - sistema viário e estações da Pedro I

Janeiro/2014 - sistema viário da Avenida Vilarinho

Março/2014 - adequações de infraestrutura da estação Venda Nova

Abril/2014 - Quatro viadutos na Avenida Pedro I

Inauguração: 15 de abril

Fonte: Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura


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