Uma megaoperação da Polícia Civil deu um duro golpe em criminosos de Minas Gerais. A ação, que ocorre em todo país, terminou na tarde desta quarta-feira com 459 pessoas detidas no Estado, entre elas 33 adolescentes. Com elas foram encontradas 40 armas, nove quilos de maconha, 4 de cocaína, e 3,3 de crack. O alvo eram pessoas com envolvimentos com homicídios, estupro, roubo, assalto, porte ilegal de armas e tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, Minas foi o segundo estado brasileiro que mais prendeu. São Paulo liderou o ranking, com 2,5 mil prisões.
A operação, chamada de Legalidade II, integra uma outra ação da Polícia Civil, a Operação Mais Segurança, que está prevista terminar em 31 de dezembro em todo o Estado. Desde o início da manhã desta quarta-feira, aproximadamente dois mil policiais foram para as ruas com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.
Até às 10h dessa quarta-feira, 24 pessoas foram presas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Policia Civil, os alvos já vinham sendo investigados por envolvimento com homicídios, estupro, roubo, assalto, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
No Centro da capital mineira, policiais do Departamento de Investigação de Crimes contra o Patrimônio prenderam quatro homens responsáveis por dois laboratórios de produção de Cds piratas. Um chinês, que está entre os presos, foi encaminhado para a Polícia Federal.
Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a polícia localizou dois quilos de crack e efetuou a prisão de um traficante de Rondônia. Em Patos de Minas, quatro adultos foram presos e um adolescente apreendido. Na região de Montes Claros, o saldo foi de 14 presos e dois adolescentes apreendidos.
Em Ipatinga e região, foram presos 47 adultos e apreendidos 11 jovens. Em Curvelo e região, 64 adultos foram presos e um adolescente apreendido. Em Teófilo Otoni, 16 pessoas foram presas. Em Unaí, 15 adultos foram presos e um adolescente apreendido. Em Poços de Caldas, os policiais prenderam seis pessoas. Na região de Lavras, 17 pessoas foram presas. Em Divinópolis e imediações, os policiais prenderam 20 adultos. Na região de Governador Valadares foram presos 21 adultos e apreendido um adolescente.