O secretário adjunto de Planejamento Urbano, Marcelo Faulhaber, se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira com manifestantes que acompanhavam a reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) sobre o projeto Nova BH. Representantes de movimentos sociais ocuparam o prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Avenida Afonso Pena, 4.000, para questionar pontos do projeto.
Os ânimos dos manifestantes ficaram exaltados quando integrantes da Prefeitura de Belo Horizonte adiaram a discussão sobre Nova BH. Por sugestão do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), a prefeitura havia acenado com alterações no projeto para evitar edificações maiores próximas à área protegida no Bairro Santa Tereza, na Região Leste. A proposta seria votada na reunião plenária do Compur, mas com o adiamento a decisão ficou suspensa.
O Nova BH pretende transformar a cara da capital a partir da ocupação e da renovação imobiliária nos eixos das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Andradas/Tereza Cristina/Via Expressa. Ao todo, o projeto propõe a reestruturação de aproximadamente 25 quilômetros quadrados na capital.