Jornal Estado de Minas

Fiscalização não acompanha aumento da frota de veículos em BH

Desde meados da década de 1980, relação entre número de veículos e agentes de trânsito em BH passou de um fiscal a cada 333 automóveis para um a cada 1,4 mil veículos. Resultado é o desrespeito às leis em toda a capital, por motoristas certos da impunidade

Juliana Ferreira

Além de fiscalizar pouco, poder público dá mau exemplo no centro - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Uma Belo Horizonte sem leiÉ assim que o trânsito da capital se apresenta para quem se aventura a dirigir por vias sem fiscalização eficientePara as 14 mil ruas e avenidas existentes na cidade há apenas 1.096 agentes, somados militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da PM, guardas municipais e funcionários da BHTrans, esses últimos sem autonomia para multarO resultado do baixo efetivo são irregularidades cometidas a qualquer hora e em qualquer lugar, por motoristas cada vez menos preocupados em ser punidos.

Não é para menos: enquanto a frota da cidade não para de crescer, o número de fiscais de trânsito só diminuiEm 1986, a capital tinha 1.200 servidores monitorando um total de 400 mil veículos, ou um fiscal para cada 333 unidadesHoje, há 1 milhão e 565 mil carros, motos, caminhões e ônibus na capital, média de cerca de 1.400 unidades para cada agente públicoUma relação que piora continuamente, pois todos os dias 183 automóveis começam a circular em BH, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para piorar, as flutuações da frota em áreas mais sensíveis às questões de trânsito, como a central, não são acompanhadas de reforço no efetivoEm dezembro, por exemplo, com a estimativa de pelo menos 540 mil automóveis rodando pela Região Centro-Sul devido às festividades de fim do ano, o número de fiscais deve ser mantidoA consequência dessa situação foi constatada pela equipe do Estado de Minas, que percorreu vias do Hipercentro, da Região da Savassi e da área hospitalar, onde motoristas desrespeitam as leis sem medoEm 20 pontos visitados foram encontrados carros e motos estacionados em calçadas, pontos de ônibus e locais de carga e descarga, além de veículos em estacionamento rotativo sem o talãoEm nenhum dos lugares havia agente de trânsito.

A ausência de fiscalização é facilmente observada por quem anda pelas ruas da capital, onde motoristas não se constrangem ao driblar as regras de trânsito, já que não veem agentes em ação

É o caso do gerente de Políticas Urbanas da Prefeitura de Contagem Bruno Lopes, de 25 anos, abordado enquanto estava parado em frente a uma garagem na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários“Falta patrulhamentoO efetivo não acompanha o crescimento da frota da cidadeEu mesmo estou cometendo uma infração e não tem ninguém me punindo”, constatou

MÃOS ATADAS

Os responsáveis por órgãos envolvidos na fiscalização confirmam as limitações para vigiar a cidade todaO BPTran, que conta com 445 militares, diz ter como prioridade o atendimento de ocorrências para dar fluidez ao trânsito, já que é o único a ter autorização para issoO comandante da unidade, o tenente-coronel Edvaldo Piccinini, explica que, enquanto isso, a Guarda Municipal pode autuar, e a BHTrans cuidar da circulação de veículos“Na década de 1990, tínhamos 1.300 homens no batalhãoQuando o trânsito foi municipalizado, esse total diminuiuNão é possível estar na cidade toda.” Segundo ele, a PM faz cerca de 25 mil autuações por mês e mantém equipes para fiscalização de estacionamento rotativo no Centro, além de policiais em viaturas de patrulhamento com a BHTrans

“Como a demanda do trânsito é cada vez mais municipalizada, a tendência é de que o efetivo do BPTran se mantenha”, conclui.

 Também com a competência de multar, a Guarda Municipal conta com uma equipe de fiscais menor ainda: 251 agentesDeles, cerca de 190 vão às ruas, distribuídos em três turnos ao longo do dia e de madrugadaParte desse grupo é enviada aos cruzamentos de maior congestionamentos nos horários de pico, além de pontos onde há obras e desviosA fiscalização é concentrada na Região Central, em ruas próximas à Avenida Afonso Pena, e no entorno da rodoviáriaOs outros grandes corredores da capital, de acordo com o gerente de Atividades Especiais da Guarda, Geraldo Rosa de Carvalho, ficam a cargo da BHTrans e do BPTran

“Seria uma utopia dizer que o efetivo é suficienteFaz-se o possível, trabalhamos nos pontos críticosMas quando somos acionados, mandamos uma equipe para tomar providênciasÉ muita demanda e o efetivo não está à altura”, diz ele, que também ressalta a importância da mudança de mentalidade dos motoristas“Nós precisamos desenvolver um processo cultural de que a lei tem que ser cumprida, e não só quando há fiscalizaçãoNão há como colocar um agente em cada esquina.”

Impedida de multar desde 2009, a BHTrans informou que seus 400 agentes trabalham em conjunto com guardas municipais e policiaisEles acompanham algumas ocorrências e são chamados quando é necessário remover o veículo, pois são responsáveis pelo reboque

 

Multa a carro parado a é mais frequente

Embora as infrações de circulação, como fechamento de cruzamentos ou conversões proibidas, estejam espalhadas por toda a cidade, o principal motivo de multa para os motoristas em BH continuam sendo as vagas de estacionamentoSomente neste ano, a Guarda Municipal e a Polícia Militar registraram 59.350 autuações por esse motivoO campeão de multas é o rotativo, com 17.546 flagrantesMesmo assim, motoristas se sentem à vontade para burlar as regras, até mesmo nos pontos onde teoricamente há mais fiscalizaçãoNo Bairro Funcionários, Região Centro-Sul, a equipe do EM encontrou carros sem o talão e outros com o horário vencidoUm deles havia estacionado às 10h30 para um período de meia horaÀs 15h, ainda estava lá

A situação se repetia na Rua Pernambuco, entre as ruas dos Inconfidentes e Tomé de Souza, na Savassi“Quando vou ficar de 5 a 10 minutos, não colocoÀs vezes, deixo com o flanelinha a chave e ele troca o rotativo”, conta o comerciante Marcílio Bittencourt, de 53 anos, que assume já ter tomado 10 multas pela infraçãoQuando para naquele quarteirão, ele confia seu veículo a Adão Gomes da Silva, que lava carros no local há 20 anosApesar de lucrar com clientes que pedem para fazer a troca do tíquete, ele critica a falta de fiscalização que resulta em pouca rotatividade nas vagas“Troco só se passa o fiscalMas já tem mais de mês que não passa um aquiOs motoristas dizem que preferem se arriscar a levar multa, porque o valor é menor que o de um estacionamento, de R$ 280 por mês”, conta

Apesar da constatação de quem está nas ruas, BPTran e Guarda Municipal informam que a fiscalização é mais frequente no Centro e nos principais corredores da cidadeMesmo assim, os motoristas dizem quase não ver os agentes“O pessoal faz o que quer, porque faltam fiscaisVejo poucos deles por aí”, conta a administradora aposentada Tânia Starling, de 58 anosO desrespeito traz consequências para quem anda na linha, pois causa congestionamentos, problemas na travessia de pedestres e até mesmo acidentesDe janeiro a setembro, logo após as multas de estacionamento vêm as autuações pelo uso de celular ao volante, com 31.434 flagrantes, e a falta do cinto de segurança, com 12.156.

 

Fiscais de trânsito em BH

BPTran - 445

Guarda Municipais  - 251

BHTrans  - 400

Frota - ,565 milhão de automóveis


Autuações lavradas por agentes em 2013 (jan/set)

Estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo – 17.546

Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga/descarga – 11.915

Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização – 17.311

Dirigir falando ao celular – 31.434

Andar no carro sem cinto de segurança – 12.156

Fontes: Guarda Municipal e BPTran

Autuações lavradas por agentes no ano de 2012

Estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo – 88.783

Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga/descarga – 54.094

Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização – 56.668
 
Dirigir falando ao celular – 149.095

Andar no carro sem cinto de segurança – 44.316

Fonte: Detran/MG