Jornal Estado de Minas

Revitalização do Anel Rodoviário começa em abril de 2014

Obra não deve ser concluída antes da Copa do Mundo. Na primeira fase, 700 famílias da região devem ser reassentadas. Construção da linha 3 do metrô pode começar em setembro

Cristiane Silva Juliana Ferreira

Anel Rodoviário com Avenida Amazonas é um trecho que será revitalizado - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

A primeira parte da revitalização do Anel Rodoviário vai começar em abril de 2014 e deve se estender durante a Copa do MundoO anúncio foi feito pelo diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Élcio Monteze, durante uma coletiva de imprensa da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) nesta quinta-feiraSete mil famílias serão reassentadas

O DER e o governo do estado dividiram o projeto de engenharia do Anel Rodoviário em duas etapasA primeira, que começa em abril, compreende o trecho de intersecção com as avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro IIO projeto para revitalização desta fase deve ficar pronto em janeiroAté fevereiro, será realizada uma audiência pública sobre a obra e o edital de licitação será lançado 11 dias após o encontroCaso o edital seja publicado em fevereiro, a previsão do diretor do órgão é de que as obras comecem em abril, com duração de um ano e meio

José Élcio Monteze explicou que o Anel Rodoviário será totalmente remodelado nestes pontos de intersecção, com a construção de viadutos e todas as pistas laterais em funcionamentoA primeira fase terá o custo de R$ 300 milhões e 700 famílias que vivem na região devem ser reassentadasA o projeto da segunda fase das obras, que compreende o restante do Anel, deve ficar pronto em novembro de 2014, sem previsão para o início dos trabalhos

Todo o projeto de revitalização do Anel Rodoviário vai custar R$ 1,5 bilhão e, no total, 7 mil famílias serão reassentadas

Metrô

O governo de também anunciou o investimento de R$ 3,1 bilhões para as obras do metrô de Belo HorizonteA expectativa é de que as obras da linha 3 (subterrânea), ligando a Savassi à Lagoinha, tenham início em setembro do ano que vem e deve durar quatro anos A licitação deve ser lançada em maio de 2014A revitalização da linha um e construção da linha 2 devem durar dois anos cada uma