As soluções propostas pelo governo estadual e pela Prefeitura de Belo Horizonte para dois dos principais problemas de mobilidade urbana na região metropolitana vão ter de esperar. A previsão para o fim das obras da primeira etapa de requalificação viária e reforma do Anel Rodoviário foi estabelecida em 2016, de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que o projeto executivo, que deveria ficar pronto em maio de 2014, só será finalizado em novembro. No entanto, uma parte do projeto será concluída em janeiro e executada a partir de abril. As intervenções ocorrerão nas interseções com as avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro II. Já a Linha 3 do metrô da capital (Savassi-Lagoinha) só poderá ser usada em 2018. A Empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas) informou que as obras começam em setembro do ano que vem e levarão quatro anos. Em balanço divulgado ontem, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, também anunciou R$ 9 bilhões em obras de infraestrutura em todo o estado.
A expectativa do DER-MG é de que o projeto executivo da primeira parte da reforma do Anel esteja pronto em janeiro, para que a licitação seja feita em fevereiro. As obras começam após o período chuvoso, em abril. Será feita uma remodelagem da via, com pistas laterais nos dois sentidos e integração com o BRT. “Em termos de extensão, isso significa 20% do Anel, mas, em termos de importância, eu diria 50%”, explicou o diretor-geral do departamento, José Élcio Santos Monteze. As primeiras intervenções nas três avenidas custarão R$ 300 milhões e devem demandar reassentamento de 700 famílias. Toda a reforma deve retirar 7 mil famílias do entorno da rodovia, por onde 140 mil veículos passam diariamente.
A Metrominas promete o início da construção da Linha 3 do novo metrô, que ligará a Savassi à Lagoinha, em setembro. O processo licitatório começa em janeiro e deve ter o edital publicado em maio. Serão quatro anos de obras. Já as outras duas linhas dependem do acerto do convênio de transferência do sistema metroviário para uma empresa, em regime de parceria público-privada (PPP). A estimativa é que a licitação tenha início em maio. Em entrevista ao Estado de Minas, o prefeito Marcio Lacerda havia dito que o projeto estaria pronto neste mês e que as obras teriam início no primeiro semestre. “Por causa da pressão por resposta rápida à população, acertamos essa primeira etapa. O metrô transporta hoje 200 mil passageiros por dia. Quando pronto, atrairá 600 mil diariamente”, disse o presidente da Metrominas, Fabrício Torres Sampaio.
AEROPORTO
A revitalização de duas rodovias secundárias de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será concluída até maio, antes da Copa do Mundo. As obras consistem na duplicação e restauração da LMG-800 e da MG-424, além de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas. A requalificação do Bulevar Arrudas também está em fase final e será concluída em janeiro. Segundo a Setop, falta apenas a desapropriação de duas casas para que a avenida seja finalizada.
O secretário Carlos Melles também fez um balanço de programas de pavimentação nas estradas mineiras. O Proacesso, que fará a ligação pavimentada com a rede rodoviária principal em 225 municípios, já tem 214 pontos concluídos, segundo a Setop. O Caminhos de Minas, que liga microrregiões, tem 1.000 quilômetros de obras em andamento. Também há projetos de manutenção e conservação dessas estradas.
CRONOGRAMA
» Anel Rodoviário
A requalificação viária e a reforma do Anel preveem remodelação da via, com a construção de viadutos, pistas laterais nos dois sentidos e conexão com o BRT. Ao todo, serão 50 intervenções.
1ª etapa -Entroncamento com avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro II
» Projeto pronto: janeiro
» Licitação: fevereiro
» Obras: abril
2ª etapa – Restante do Anel Rodoviário
» Projeto pronto: novembro
» Licitação: fim do ano
» Obras: sem previsão
» Metrô
O projeto prevê ampliação do atual traçado no sentido Oeste até o Bairro Novo Eldorado, em Contagem. A Linha 2 será feita entre as estações Calafate e Gameleira, em direção ao Barreiro. Já a Linha 3 será totalmente subterrânea, entre a Estação Lagoinha e a Savassi, passando pela Praça Sete.
Linha 3
» Licitação: janeiro
» Obras: setembro
Linhas 1 e 2
» Licitação: maio
» Obras: sem previsão
Fontes: DER-MG e Metrominas
Cerco contra o transporte clandestino
Com a implantação de um sistema de inteligência neste ano, o DER-MG registrou 30 mil infrações em operações contra o transporte coletivo clandestino no estado. Até o momento, fiscais foram às ruas para 5.779 blitzes. Ao todo, 149.442 veículos foram abordados, dos quais 2.058 foram apreendidos. Os principais pontos de irregularidade estão no Norte de Minas, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e Grande BH. Entre os multados, há perueiros, taxistas e donos de carros executivos. O número de fiscalizações caiu em relação a 2012, quando foram realizadas 14.594 blitzes, em que foram abordados 345.529 veículos e houve 3.293 apreensões e 50 mil infrações. O DER-MG informou que 300 fiscais participaram das ações em 2013 e que a redução se deve a uma estratégia do setor de inteligência para vistoriar os carros suspeitos.
A Setop também apresentou ações de combate à chuva em Minas, como contenção de encostas em 18 cidades e a drenagem dos rios Betim, Riacho das Pedras, Muriaé, Rio Preto. Juntos, os projetos somam investimento de R$ 780 milhões. Já na saúde, foram empregados R$ 400 milhões em 42 empreendimentos, entre eles os hospitais de Governador Valadares e Teófilo Otoni, que devem acrescentar 500 leitos ao estado. Também estão previstas 64 obras na área da educação, o que inclui a restauração de três escolas tradicionais da capital: Colégio Estadual Central, Escola Estadual Barão do Rio Branco e Escola Estadual Barão de Macaúbas.