Após 23 anos, o carnaval de Belo Horizonte vai voltar para a Avenida Afonso Pena, no Hipercentro de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pelo presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Mauro Werkema. A expectativa é de que a festa de 2014 leve mais de 1 milhão de foliões às ruas da capital.
Werkema explica que os desfiles vão acontecer no trecho da Afonso Pena entre a Avenida Carandaí e a Rua da Bahia, com a participação de seis escolas e nove blocos caricatos. A Estação do Samba, na Praça da Estação, vai permanecer no local e será ampliada. O espaço vai contar com 12 palcos. Além dela, as praças da Savassi e da Pampulha vão contar com palcos estratégicos que vão servir de ponto de encontro para os foliões.
A Prefeitura de BH espera um investimento de R$ 5 milhões no carnaval da cidade, entre recurso próprio e de patrocinadores. Neste ano, a Belotur aplicou R$ 3,5 milhões na festa.
Hotsite para os blocos
Neste ano, cerca de 70 blocos ganharam as ruas da capital durante os quatro dias da folia. Para facilitar a organização, a Belotur lançou um hotsite para o cadastramento dos blocos que pretendem desfilar em 2014. O formulário online vai ficar disponível a té o dia 15 de janeiro. Entre as informações que precisam ser preenchidas estão o local detalhado de onde o grupo vai se apresentar, data e horário do desfile, percurso, estimativa de público de 2013 e previsão para 2014. A previsão é de que mais de 200 blocos desfilem pela cidade.
Corte Momesca
A eleição da Corte Momesca acontece no dia 18 de janeiro, no Music Hall. Os próximos Rei, Rainha e Princesa do carnaval vão participar de uma série de eventos pré-carnavalescos até o início da festa, em março.