Moradores de Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, sofrem com a falta de água em alguns bairros da cidade. A interrupção do abastecimento foi feita nessa quinta-feira depois que uma rede subterrânea que recebe resíduos da Itambé se rompeu e jogou a carga de matéria orgânica em um ribeirão usado como captação de água. Técnicos da Copasa já estão no município para tentar resolver o problema.
Segundo a Copasa, foi detectado o rompimento de uma rede subterrânea de esgotamento sanitário que recebe os resíduos da Itambé. Com isso, a matéria orgânica gerada pela fábrica alcançou o Ribeirão Paciência, que é uma das captações de águas da cidade. O abastecimento acabou interrompido de forma preventiva.
A Companhia informou que realizou análises bacteriológicas e físico-químicas da água distribuída para a população que confirmaram que ela está apta para o consumo. Após o fim da manutenção, a barragem da captação do Ribeirão Paciência será esvaziada para que toda a água seja trocada.
A Prefeitura de Pará de Minas afirmou que tomou conhecimento da situação nessa quinta-feira. Órgãos de saúde do município foram acionados e uma coleta da água foi feita para análise da Vigilância Sanitária. Também foram feitas denúncias à Polícia Ambiental, Ministério Público e a Agência Reguladora de Água e Esgoto (ARSAE-MG).