A liberação das pistas das avenidas Santos Dumont e Paraná, no Hipercentro de Belo Horizonte, prometida para domingo pela Prefeitura de Belo Horizonte, é uma tarefa muito difícil de se cumprir. É o que dizem operários ouvidos pelo Estado de Minas nos canteiros de obras do BRT, sistema de transporte rápido por ônibus que passará a se chamar Move. A abertura das vias é considerada crucial para comerciantes da região que querem garantir as vendas de Natal.
No fim de outubro, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, disse que as obras pesadas seriam concluídas até 15 de dezembro. Apenas intervenções dentro das estações seriam feitas na segunda quinzena do mês, o que não interferiria na circulação de pessoas e carros nas duas avenidas. Ontem, a Secretaria Municipal de Obras limitou-se a informar que a conclusão dos trabalhos pesados nas duas vias continua prevista para domingo. A secretaria afirmou que o encerramento total das atividades na região será no último dia do ano. Para trabalhadores que estavam ontem nos canteiros de obras na Santos Dumont e Paraná, porém, o prazo de três dias pode não ser suficiente para concluir trabalhos e ainda retirar todo o tapume.
Na Paraná, operários também avaliam que o prazo de 15 de dezembro é difícil de cumprir. As equipes confirmaram demora maior para a liberação da circulação de pessoas e veículos. “Pode ser que em 31 de dezembro terminemos”, disse um dos funcionários.
PREJUÍZOS
Os comerciantes aguardam com ansiedade a liberação das pistas. “Tem 10 anos que estou aqui e nunca passei o que estou passando financeiramente. Este Natal está terrível. A gente faturava R$ 70 mil só em dezembro, mas isso caiu pela metade”, reclama o dono de uma loja de calçados na Avenida Paraná Luiz Henrique da Silva.
Seu vizinho, o gerente de uma loja de roupas para bebês Ricardo Henrique Pereira, diz que é impossível recuperar o que foi perdido em 2013. “Não passa ninguém, muita gente foge da obra. A loja foi arrombada duas vezes porque fica tudo vazio”.
O início da circulação do BRT no Centro e na Avenida Cristiano Machado está marcado para 15 de fevereiro. O funcionamento na Avenida Antônio Carlos e na Estação Pampulha começa até 15 de março. Já as estações Vilarinho e Venda Nova operam a partir de 15 de abril, quando todo o sistema estará pronto. A intenção da BHTrans é usar o primeiro semestre de 2014 como teste do BRT para que esteja sem problemas na Copa do Mundo, em junho.
Apesar dos relatos de quem trabalha nas obras, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) reafirmou que as intervenções pesadas serão concluídas no prazo. Segundo a Sudecap, um trator circula nas vias transportando material para atividades de pequeno porte nas estações de transferência.