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Estado de Minas VAI DAR TEMPO?

Demora na conclusão de obras do BRT no Hipercentro pode atrapalhar vendas de Natal

Prefeitura prometeu concluir domingo obras pesadas e liberar o tráfego nas avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, mas operários dizem que ainda há muito o que fazer


postado em 13/12/2013 06:00 / atualizado em 13/12/2013 07:15

Vidros, fiação elétrica, portas e suportes ainda devem ser colocados (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )
Vidros, fiação elétrica, portas e suportes ainda devem ser colocados (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )

A liberação das pistas das avenidas Santos Dumont e Paraná, no Hipercentro de Belo Horizonte, prometida para domingo pela Prefeitura de Belo Horizonte, é uma tarefa muito difícil de se cumprir. É o que dizem operários ouvidos pelo Estado de Minas nos canteiros de obras do BRT, sistema de transporte rápido por ônibus que passará a se chamar Move. A abertura das vias é considerada crucial para comerciantes da região que querem garantir as vendas de Natal.

No fim de outubro, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, disse que as obras pesadas seriam concluídas até 15 de dezembro. Apenas intervenções dentro das estações seriam feitas na segunda quinzena do mês, o que não interferiria na circulação de pessoas e carros nas duas avenidas. Ontem, a Secretaria Municipal de Obras limitou-se a informar que a conclusão dos trabalhos pesados nas duas vias continua prevista para domingo. A secretaria afirmou que o encerramento total das atividades na região será no último dia do ano. Para trabalhadores que estavam ontem nos canteiros de obras na Santos Dumont e Paraná, porém, o prazo de três dias pode não ser suficiente para concluir trabalhos e ainda retirar todo o tapume.

Na Santos Dumont, os operários disseram que ainda há muitos pontos inacabados. Faltam vidros, portas, suportes, fiação elétrica, entre outros. Em uma delas, nada foi feito ainda, segundo um trabalhador. “Ainda falta muita coisa”, disse ele. “O engenheiro manda fazer uma coisa e muda tudo depois que está pronto”, completou. A expectativa, segundo eles, é que apenas em janeiro os trabalhos pesados acabem.

Na Paraná, operários também avaliam que o prazo de 15 de dezembro é difícil de cumprir. As equipes confirmaram demora maior para a liberação da circulação de pessoas e veículos. “Pode ser que em 31 de dezembro terminemos”, disse um dos funcionários.

PREJUÍZOS

Os comerciantes aguardam com ansiedade a liberação das pistas. “Tem 10 anos que estou aqui e nunca passei o que estou passando financeiramente. Este Natal está terrível. A gente faturava R$ 70 mil só em dezembro, mas isso caiu pela metade”, reclama o dono de uma loja de calçados na Avenida Paraná Luiz Henrique da Silva.

Seu vizinho, o gerente de uma loja de roupas para bebês Ricardo Henrique Pereira, diz que é impossível recuperar o que foi perdido em 2013. “Não passa ninguém, muita gente foge da obra. A loja foi arrombada duas vezes porque fica tudo vazio”.

O início da circulação do BRT no Centro e na Avenida Cristiano Machado está marcado para 15 de fevereiro. O funcionamento na Avenida Antônio Carlos e na Estação Pampulha começa até 15 de março. Já as estações Vilarinho e Venda Nova operam a partir de 15 de abril, quando todo o sistema estará pronto. A intenção da BHTrans é usar o primeiro semestre de 2014 como teste do BRT para que esteja sem problemas na Copa do Mundo, em junho.

Apesar dos relatos de quem trabalha nas obras, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) reafirmou que as intervenções pesadas serão concluídas no prazo. Segundo a Sudecap, um trator circula nas vias transportando material para atividades de pequeno porte nas estações de transferência.


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