(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto Estrada do Conhecimento leva estudantes a destinos turísticos de Minas


postado em 13/12/2013 06:00 / atualizado em 13/12/2013 07:18

Grupo de estudantes, depois de se reunir na Praça Tiradentes, visitou outros pontos da antiga Vila Rica (foto: Edésio Ferreira/EM/D. A Press)
Grupo de estudantes, depois de se reunir na Praça Tiradentes, visitou outros pontos da antiga Vila Rica (foto: Edésio Ferreira/EM/D. A Press)

“Ouro Preto é outro mundo, bastante diferente de Belo Horizonte. Você percebe que os moradores têm consciência da importância de preservar o patrimônio”, constatou Pedro Negromonte, de 15 anos, estudante do nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Pedro II. Ele foi um dos 45 alunos da rede estadual que participaram ontem de uma excursão à antiga capital. O passeio foi o primeiro do projeto Estrada do Conhecimento, realizado pelo governo do estado, em parceria com o EM, o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e a Rádio Itatiaia. O objetivo é organizar viagens aos principais destinos turísticos mineiros.

O projeto, coordenado pelas secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Educação (SEE), pretende beneficiar estudantes do nono ano do fundamental e dos três anos do ensino médio. Os que foram a Ouro Preto têm de 14 a 16 anos, estão matriculados em mais de 15 escolas e foram acompanhados por seis professores. Os excursionistas visitaram alguns dos principais pontos turísticos da antiga Vila Rica, que tem edificações e uma parte do território tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O passeio foi acompanhado por um guia turístico credenciado pela prefeitura e começou na Praça Tiradentes.

O grupo seguiu para o Teatro Municipal, o mais antigo teatro da América do Sul, construído no século 18. Depois, visitou a Casa dos Contos, o Museu Casa Guignard e embarcou na maria-fumaça que vai até o município vizinho de Mariana, de onde a turma voltou a Belo Horizonte. “Eu estava comentando com meus colegas que deve ser bom morar em um lugar tão bem cuidado. Você vê cada detalhezinho dos prédios. Parece que antigamente as pessoas tinham mais capricho no jeito de construir”, disse Pedro, referindo-se a Ouro Preto.

Estudante do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Maestro Villa-Lobos, Gabriele Alves, de 15 anos, esteve na cidade pela primeira vez. “Em BH, há muita poluição, inclusive visual e sonora. Aqui dá até para respirar melhor As construções são bem legais, parece que estamos no passado”, elogiou. Daniela Isadora Vicário, de 15 anos, cursa a mesma série na Escola Estadual Zoroastro Vianna Passos, em Sabará, na Grande BH, única instituição situada fora da capital a participar da excursão de ontem. “Aqui é bem mais limpo e preservado que em Sabará, onde os moradores não têm tanto carinho com o patrimônio histórico. Minha cidade deveria seguir o exemplo de Ouro Preto”, opinou.

LIVRO

O projeto Estrada do Conhecimento planeja editar o livro Relatos de viagens, que terá textos escritos pelos próprios estudantes. O site www.minasgerais.com.br terá uma espaço para que os alunos publiquem suas experiências e fotos. A iniciativa deve envolver 2 mil alunos em excursões até o fim de 2014. “A partir das visitas, os jovens poderão fortalecer o que aprenderam em sala de aula por meio de uma abordagem prática e interdisciplinar. Queremos estimular a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural”, explica a coordenadora do projeto, Juliana Oliveira.

A iniciativa se vincula à ação “Reinventando o ensino médio”, do governo estadual, que deve ser estendida a todas as escolas da rede. A ação reformula o currículo convencional, vinculando a ele disciplinas optativas e atividades extraclasse e extraescolar que proporcionam uma pré-profissionalização. Entre as aulas ofertadas, estão empreendedorismo e gestão, turismo e tecnologia da informação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)