(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NORTE DE MINAS

Após ataques a ônibus, PMs fardados passam a circular dentro de coletivos em Montes Claros


postado em 19/12/2013 17:59 / atualizado em 19/12/2013 18:39

O comando regional da Policia Militar de Montes Claros (Norte de Minas) anunciou, no final da tarde desta quinta-feira , o reforço do policiamento da cidade, com soldados fardados circulando dentro dos ônibus urbanos. A medida foi tomada depois que dois ônibus foram incendiados na cidade por bandidos que estariam revoltados com novos critérios de vigilância mais rígidos para as visitas ao Presídio Regional do município, situado no bairro Jaraguá. A ordem para os atentados, ocorridos na tarde e noite de quarta-feira, teria partido de dentro do presídio, onde, também na tarde de quarta-feira, foi registrado um início de rebelião.

"Além dos policiais fardados dentro dos ônibus, estamos realizando o policiamento velado (soldados à paisana). A medida está sendo adotada em caráter emergencial, como forma de levar a tranquilidade à população enquanto realizamos as investigações para identificar e prender os autores dos atentados", afirma o coronel César Ricardo Guimarães, comandante da 11ª Região da Policia Militar de Montes Claros. Segundo ele, os policiais militares vão passar a circular dentro de 80 ônibus da cidade, sobretudo, no período da tarde/noite.


As estratégias para o enfrentamento dos ataques promovidos pelos bandidos foram definidas em reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira, que contou com a participação dos representantes das forças de segurança da cidade: Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e direção do Presídio Regional.

A Policia Militar também decidiu pela ocupação do Conjunto Cidade Cristo Rei, o popular "Feijão Semeado",  conhecido pela alta incidência de criminalidade, sobretudo do tráfico de drogas. A suspeita é que envolvidos nos ataques sejam oriundos daquele local.

O coronel César Ricardo Guimarães informou que está sendo investigada a possibilidade da ordem para os ataques terem partido de dentro do Presídio do Jaraguá, com o uso de algum tipo de comunicação. Se forem identificados presos envolvidos nos atentados, eles serão isolados, com a transferência para a Penitenciaria de Segurança Máxima de Francisco Sá (também no Norte de Minas), onde existe o rígido Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Também há a possibilidade de transferência para a Penitenciária de Unaí (Noroeste do estado).

Ataques

 

O primeiro ataque a ônibus na cidade aconteceu na tarde de segunda-feira. Oito homens pararam um ônibus urbano que passava pela Avenida Dulce Sarmento, perto do "Feijão Semeado". Armado com um revólver, um homem entrou no veículo e começou a atirar para cima, provocando desespero entre os passageiros que saíram correndo. Assim que todos desceram, um outro homem espalhou combustível no ônibus e riscou fogo. O motorista do veículo, conseguiu evitar que as chamas se espalhassem usando um extintor. Ninguém ficou ferido.

Na tarde do mesmo dia, foram presos três envolvidos no incêndio do ônibus. Eles disseram para a PM que a ação foi realizada em razão da redução dos benefícios concedidos aos presos na penitenciária do bairro Jaraguá. Ainda segundo os suspeitos, a ordem  para os ataques  teria partido do "comando de uma das facções do tráfico em Montes Claros".

Por volta das 22h de anteontem, um outro ônibus foi incendiado no Bairro Renascença (zona norte da cidade). Somente o motorista e uma cobradora estavam no veículo, que foi totalmente destruído pelo fogo. Ninguém se feriu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)