A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros, Norte de Minas, são as imagens vencedoras da segunda seletiva do Paisagens Mineiras. Promovido pelos Diários Associados com patrocínio da Petrobras, o concurso fotográfico, que já está em sua quarta edição, convida mineiros e moradores do estado a fotografar as belezas naturais e manifestações culturais das Gerais.
Natural de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba, Gilvan Braga, de 36 anos, chegou à capital mineira há mais de uma década, tempo suficiente para se render aos encantos da cidade. Amor expresso em fotografias, que ele sempre busca captar com sua inseparável câmera. E foi em uma de suas saídas para clicar Belo Horizonte que ele fez a foto da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul. “A igreja é cercada por vários prédios, é uma beleza única em meio à confusão da cidade”, diz.
A foto foi uma das três enviadas por ele para concorrer na segunda seletiva do Paisagens Mineiras – todas de BH. “Quis fugir um pouco dessa coisa das cidades históricas e mostrar as belezas de uma paisagem mais urbana.” Gilvan, que entrou nesse universo como funcionário de uma loja de fotografia, quando ainda morava em sua terra natal, vê o concurso como um incentivo para correr atrás de seu sonho. “Já tentei trabalhar com outras coisas, mas não tem jeito: gosto mesmo é de fotografar. Quero fazer disso minha profissão.”
Ao se inscrever no concurso, os participantes devem indicar uma instituição filantrópica ou educacional, localizada na cidade em que a foto foi feita, para receber um kit multimídia (com computador e impressora multifuncional) e assinatura digital do Estado de Minas. A entidade escolhida por Gilvan foi a Casa de Apoio Beatriz Ferraz, uma unidade do Instituto Mário Penna que acolhe pacientes de câncer do interior em tratamento na capital. Localizada no Bairro Santa Tereza, a casa conta com 60 leitos e oferece, gratuitamente, além da hospedagem a pacientes e seus acompanhantes, alimentação, transporte e acompanhamento psicológico. Anualmente são atendidas cerca de 12 mil pessoas.
Segundo a coordenadora da entidade, Simone Penna, as doações são de grande importância para manutenção da casa. O equipamento recebido das mãos de Gilvan já tem destino certo. “Estávamos precisando com urgência de um computador para a nossa secretaria, pois temos que fazer um controle das pessoas que entram e saem da casa. A gente fica feliz em saber que a instituição é cada vez mais reconhecida pela sociedade.”
Voto popular
Ao fim das quatro seletivas, as oito fotos mais votadas pelo público ao longo do concurso voltam a disputar o voto popular. Além das imagens da Basílica de Nossa de Lourdes e da Catedral Metropolitana de Montes Claros, já estão classificadas para a final as fotos da Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Diamantina, clicada por Diego Ramos, e da Maria-fumaça, de Tiradentes, feita por Rodrigo Melo. O vencedor ganhará uma câmera Canon EOS 5D Mark II. Todas as fotos finalistas vão compor uma revista especial e uma exposição.
Lançada na segunda edição do concurso, a categoria Instagram continua aberta. Para participar, a pessoa deve postar suas fotos feitas por telefone celular na rede social com a hashtag #paisagensmineiras. O vencedor vai ganhar uma câmera analógica tipo lomo.
Para concorrer na terceira seletiva, os candidatos devem se cadastrar no site do concurso (https://www.dzai.com.br/pm/) e enviar as fotos até 1º de janeiro. No endereço eletrônico o internauta acessa o regulamento do concurso e também participa das votações.