Isabella Souto e Valquiria Lopes
Programa comum para mineiros em férias ou de folga nos recessos prolongados, a viagem para o Espírito Santo neste fim de ano tem todos os ingredientes para se tornar uma aventura à parte, diante de rodovias total ou parcialmente interditadas, quedas de barreiras e ameaças de deslizamento de encostasPor causa das chuvas que castigam o Leste de Minas e o estado vizinho, mais de 20 trechos de estradas que dão acesso ao litoral – como as BRs 381, 262, 116, 267 e 259 – estão interditadosQuem passou pelo trecho recentemente faz questão de alertar para a necessidade de se preparar para um trajeto perigoso, cheio de buracos e com visão dificultada pelas condições climáticas
É o caso do empresário capixaba André Gaier, de 36 anosMorador de Vitória, ele veio a Minas para passar o Natal com a família do irmãoDois dias depois, iria enfrentar novamente uma estrada com trechos muito perigosos em razão de erosões, deslizamentos de terra e pistas escorregadiasCondições que o fizeram gastar duas horas a mais que as sete previstas para o percurso“O negócio é ir devagar e tranquiloCom calma, a gente sempre chega aonde quer”, aconselhou ele, que sempre viaja à noite, mas desta vez optou por dirigir durante o dia
O empresário do setor de socorro de automóveis Roberto Pedrosa, de 53, fez o trajeto Vitória-Belo Horizonte no dia 24 e não gostou do que viu pelo caminho“Há muitas crateras na estrada toda
Há 23 dias viajando por estradas brasileiras, o caminhoneiro Vilson Alves, de 61, esperava chegar hoje a Guarapari, onde moraO trajeto foi longo: de Belém do Pará à cidade capixaba são quase 3,2 mil quilômetros, mas a reta final era que o deixava mais apreensivo“Todo dia estou ligando para a minha mulher, para me informar da situaçãoO que sei é que o trecho mais perto do Espírito Santo exige mais cuidado”, contouCom o histórico de nunca ter se envolvido em acidentes em 35 anos de profissão, o caminhoneiro disse que o segredo é ter muita cautela, manter uma velocidade média de 50 quilômetros e, em caso de chuva, procurar um lugar para parar
Também motorista de profissão, mas de ônibus, o mineiro Edmar Luís, de 31, tem passado os últimos dias no trajeto entre Belo Horizonte e GuarapariApesar dos estragos causados pelas chuvas no Espírito Santo, para ele a pior parte da viagem ainda é em Minas Gerais, no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade
Desvio Até o fim da tarde de ontem, havia interdições em 21 trechos de nove BRs que passam por Minas ou pelo Espírito SantoEm um deles, o km 150 da BR-381, em Governador Valadares, o rompimento de um aterro na cabeceira de uma ponte causou a interdição total da pistaOs motoristas que passaram pelo local foram obrigados a desviar pelo perímetro urbano ou pelo contorno rodoviário de ValadaresJá na BR-259, no km 18, entre São Vítor e Aimorés, queda de barreiras causou interdição parcial da pista e vários pontos de estrangulamento.
No Espírito Santo, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) trabalhavam ontem para tapar buracos no trecho entre os kms 268 e 294 da BR-101Por causa da obra emergencial, o trânsito era lentoNo km 280, em Cariacica, foi registrada erosão no acostamento do lado direito da pista e do lado esquerdo no km 288
OUTROS TRECHOS Para quem viaja pelo estado, é importante estar atento a outros pontos de interdição nas rodovias federaisNa BR-040, entre Belo Horizonte e Brasília, o rompimento de um aterro interdita a pista desde o dia 23 na altura de Três Marias, na Região CentralO tráfego de veículos leves é permitido por dentro da cidade, mas no sentido no sentido Brasília/BH, ônibus e caminhões precisam percorrer 225 quilômetros a mais, passando por um desvio que corta Pirapora, Corinto e Curvelo, até voltar à 040Na direção contrária, a rota alternativa é desde o km 244, na entrada pela BR-135 para Curvelo, depois por Corinto e Pirapora, até retornar à 040O desvio aumenta o percurso em 147 quilômetrosNa BR-356, em Ervália, na Zona da Mata, um alagamento na altura do km 244 fecha a pista totalmente desde segunda-feiraEquipes do Dnit monitoram a situação e aguardam a diminuição do nível da água para liberar o trecho.
Informações sobre as estradas podem ser obtidas pelo site www.dnit.gov.br ou pelo Twitter @PRF191MG e @PRF191ES