A chuva que caiu em Virgolândia, na Região do Rio Doce, causou mortes e estragos na cidade. O temporal provocou a cheia do Ribeirão Palmital e a tromba d'água invadiu casas e comércios. Os corpos de duas pessoas já foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Finanças do município, Aurelindo Fernandes, pelo menos oito pessoas continuam desaparecidas. O município já decretou estado de calamidade pública.
A tromba d'água atingiu a cidade na noite de quinta-feira, fazendo Rio Palmital subir três metros acima do nível normal. A força das águas deixou um rastro de destruição na cidade, que teve casas destruídas e carros arrastados pela correnteza. Conforme o secretário, das 3 mil moradias existentes no município, 2 mil foram afetadas de alguma forma pela chuva. Dentre as casas, 10 foram totalmente destruídas e levadas na enxurrada.
Os corpos de dois homens foram encontrados nesta manhã nas margens do Ribeirão Palmital. “Um deles estava há seis quilômetros da cidade”, conta Fernandes. As vítimas foram identificadas como Elias Rodrigues e Luiz Gonçalves de Almeida. Os dois últimos eram moradores de Virgolândia e o primeiro visitava o local.
O número de mortes podem aumentar ainda mais na cidade. “Montamos uma área de apoio e toda hora chega alguém dizendo que um parente está sumido. Não temos muitos dados concretos. Como foi muito rápido, não estávamos preparados. Temos confirmadas pelo menos oito pessoas desaparecidas”, diz o secretário.
Caso a Defesa Civil Estadual confirme os três casos, o número de mortos em decorrência das chuvas em Minas Gerais pode subir para 22. O órgão ainda está apurando o caso de um homem que foi encontrado morto após ser levado pela correnteza em São João do Manteninha.
Mais cedo, o secretário de Finanças havia dito que três corpos foram resgatados na cidade. Porém, a informação foi desmentida por ele mesmo na noite desta sexta-feira.
Dilma em Minas
Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia sobrevoaram algumas cidades afetadas pelas chuvas no Vale do Rio Doce. Conforme o secretário Aurelindo Fernandes, Anastasia ofereceu auxílio ao prefeito de Virgolândia.