Juliana Ferreira
A 24ª edição do Réveillon da TV Alterosa terá 15 minutos de queima de fogos com 155 efeitos e cores diferentes. A virada terá homenagem ao futebol com o tema “2014 será show de bola”. Fogos em verde, amarelo, azul e branco vão pipocar no céu da Pampulha para relembrar o significado das cores da bandeira do Brasil. Em seguida, o azul fará menção ao Cruzeiro, e uma chuva de prata reverenciará o Atlético. Já o momento família terá desenhos, como carinhas, corações, abelhas e coqueiros. “O grand finale será o vermelho, em homenagem à Minas, que trata muito bem quem é daqui e os que decidem viver aqui. Nunca a lagoa ficou tão iluminada quanto neste instante”, explicou Lanza.
As seis balsas de onde os fogos serão disparados já estão na lagoa. Também haverá um ponto terrestre, no Museu de Arte da Pampulha. A organização do evento sugere três pontos estratégicos para assistir melhor ao espetáculo: Pracinha Iemanjá, Casa do Baile e Igreja de São Francisco de Assis. Cakes e morteiros de até 10 polegadas, aéreos e aquáticos, farão parte do espetáculo. Neste ano serão usados novos tipos de bombas, como o peixe verde, a lanterna japonesa, as bombas mil cores e mil palmeiras, folhas de outono, flor de minas, cascata, maracá e leque, além do duplo coração. “O espetáculo será dividido em momentos especiais para os mineiros, com fogos que parecem abraçar o público” afirma Andreia Zuqui, gerente executiva de marketing dos Associados Minas.
Mudanças
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em função do 24º Réveillon da TV Alterosa, faz ações operacionais de trânsito e transportes na orla da Lagoa da Pampulha. Elas começaram ontem às 4 da madrugada e vão até as 3h de amanhã. As intervenções são para garantir a fluidez do trânsito na região da Pampulha e a segurança dos participantes do Réveillon Alterosa, antes, durante e após sua realização.
Ficarão fechadas as ruas das Malvinas, das Margaridas, dos Estados, Versília, Expedicionário Benvindo Belém de Lima e a Praça Dino Barbieiro, além das avenidas Otacílio Negrão de Lima, Cremona, Celso Racioppi e Santa Rosa. A recomendação da prefeitura é que o público use o transporte coletivo. Dois pontos extras de táxi estarão em funcionamento: um na Avenida Alfredo Camaratti e outro na Avenida Santa Rosa. A segurança será mantida por 120 brigadistas contratados e 380 policiais militares. A corporação informou que vai reforçar o policiamento na região e instalar bases comunitárias. (Com Alfredo Durães)