As homenagens a Iemanjá, a rainha das águas, já começaram na Lagoa da Pampulha. As pessoas aproveitam o momento para desejar paz, amor, saúde e prosperidade para o ano de 2014. Seguidores jogam flores na lagoa e não economizam nas oferendas. Tem de tudo: desde joias a perfumes, sabonetes, champanhes, muita pipoca e diversos adornos.
“Sempre que eu posso trago flores e o gesto me traz bons fluídos. Esse ano vou pedir muita saúde para toda a minha família”, disse Janaína do Carmo dos Santos, que veio à Pampulha com o marido, que está trabalhando em uma das barraquinhas montadas às margens da orla e com a filha Beatriz, de 4 anos.
Outras devotas de Iemanjá são as amigas Margarida Félix da Silva e Maria da Natividade. Elas também trouxeram flores para louvar a rainha das águas. “O momento é de reflexão e de agradecimento. Não temos promessas para 2014, mas espero que nossos governantes cumpram com as suas e que a mãe Iemanjá cubra todos com sua luz", afirmou Margarida.
Crenças a parte, o clima na Pampulha é de união e paz. Muitas famílias, casais e grupos de amigos se concentram por toda a orla da lagoa. A festa em 31 de dezembro começou às 20h e está prevista para terminar à 1h de 1º de janeiro. Quem não puder estar presente na orla da Lagoa da Pampulha na hora da virada poderá conferir pela TV Alterosa a transmissão ao vivo para todo o estado, bem como pelo site da Alterosa.