Alterações consideradas radicais na circulação de veículos estão sendo feitas nas vias dentro do perímetro da Avenida do Contorno e nas áreas de influência do Transporte Rápido por Ônibus (BRT), batizado como MoveQuem ainda não se acostumou com as 13 mudanças de sentido e acesso feitas no ano passado pela BHTrans pode esperar mais de 50 até 2015Serão modificações em pontos importantes como as já realizadas, como na Rua da Bahia, que perdeu o acesso pela Contorno, na Praça da Estação; Avenida dos Andradas, onde não há mais acesso para a Rua dos Carijós, no Bulevar Arrudas; e a Brasil, que não permite mais a conversão à esquerda na Rio Grande do Norte, na Região Hospitalar.
Segundo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a empresa busca recursos de R$ 100 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para fazer até 2015 mais do que o dobro das 13 alterações de 2013O transporte coletivo e o deslocamento dos pedestres serão priorizadosEspecialistas alertam que mudanças só terão impacto considerável com uma migração para o transporte coletivoCesar informou que o foco será na Avenida Amazonas, Praça Raul Soares e vias que cruzam o Hipercentro e que podem ser liberadas para o tráfego do Move ou para receber o desvio de carros de vias onde o sistema será prioridade
“Serão alterações amplas e profundas, mas que favorecerão a mobilidadePedestres e usuários do transporte coletivo poderão se deslocar com mais rapidez e conforto”, afirmou CesarAinda segundo o presidente da BHTrans, uma das estratégias será reduzir o tempo dos semáforos de cruzamentos com novos sentidos de circulação“Se temos quatro sinais num cruzamento, vamos diminuir para trêsOnde há três, a meta é chegar a dois
Enquanto não ocorrer uso significativo do transporte público em BH, o coordenador do curso técnico de Transporte e Trânsito do Cefet-MG, professor Guilherme de Castro Leiva, acredita ser difícil que mudanças tragam bons resultados“O tempo (dois anos) é suficiente para os motoristas se adaptarem às mudanças se uma campanha bem estruturada for feita com antecedênciaO problema é que o Centro já está saturado de veículos.”
As mudanças planejadas para a Amazonas geraram controvérsiasO objetivo é que as ruas que dão acesso à avenida mudem o sentido de circulação para redução do número de semáforosO motorista profissional Antônio Carlos de Oliveira, de 47, acredita que as alterações vão complicar o trânsito na via: “Os carros vão andar com mais rapidezIsso pode gerar acidentes e diminuir a segurança dos pedestres”.
Já as alterações no entorno da Praça Raul Soares agradaram motoristas e pedestresEnquanto aguardava o sinal ficar verde para seguir para a Amazonas, na tarde de ontem, o vendedor Evandro Almeida, de 34 anos, queixou-se das retenções na praça“O trânsito aqui é um pouco amarradoNos horários de pico quase não anda”, reclamou.
Os namorados Johny Presley Pereira, de 21, e Karen von Rondon, de 17, cruzam a praça com frequência e reclamam do tempo curto para atravessar“Alguns condutores, principalmente motociclistas, aceleram quando o sinal dos pedestres ainda está piscando
HIPERCENTRO Para liberar o caminho do Move do corredor Santos Dumont-Paraná (Central) até a Região Hospitalar (Região Leste), a BHTrans anunciou duas mudanças profundas na circulação entre o eixo Afonso Pena, Augusto de Lima e João PinheiroA partir de terça-feira, o tráfego pela Rua Goiás será invertido entre a Avenida Álvares Cabral e a Rua dos GuajajarasA BHTrans espera que os ônibus do Move ganhem tempo de deslocamento ao seguirem da Praça Raul Soares pela Avenida Augusto de Lima, com destino aos hospitaisO caminho dos coletivos articulados ou simples seria entrar à direita na Rua Goiás (que terá o sentido de circulação invertido), pegar as ruas Sergipe e Timbiras para atravessar a Afonso Pena“Os motoristas também ganharão com isso, porque vamos reduzir o número de semáforos fechados de dois para um”, garante o superintendente de Implantação e Manutenção da BHTrans, José Carlos LadeiraPara manter o corredor da Augusto de Lima liberado, o acesso à Rua Espírito Santo deixou de ser permitido.
O tempo de sinal verde na João Pinheiro, das 17h30 às 20h, passará de 35 para 60 segundos e o da Augusto de Lima passará de 19 para 36Nesse espaço, a empresa calcula que daria para passarem 1.125 veículos na João Pinheiro e 765 na Augusto de LimaO empresário Leonardo Barreto, de 51 anos, acredita que as mudanças complicarão o trânsito“Vir ao Centro de carro é uma tristeza e está cada vez mais difícilCom essas alterações, teremos que dar mais voltas, os motoristas vão ficar confusosNão vai ser fácil se acostumar”, disse.