O primeiro dia de mão inglesa na Avenida Silviano Brandão, entre a Rua Capuraque e Avenida Cristiano Machado, foi confuso para motoristas de carros e ônibus. A alteração da BHTrans tem objetivo de melhorar a mobilidade e circulação do BRT reduzindo de três para dois o estágio semafóricos no trecho. Assim, o tempo de sinal verde será aumentado, permitindo mais fluidez ao trânsito.
Mesmo com a explicação, os motoristas não viram muitos benéficos no primeiro dia. Antes de começar a valer a mudança, um grande fila se formou na conversão da Cristiano Machado. Condutores fizeram um buzinaço, alguns porque enfrentaram o congestionamento e outros porque não compreenderam a mudança. Agentes da BHTrans orientam as pessoas no local e monitoram o tráfego.
Com as mudanças, os veículos que seguem na Silviano Brandão em direção a Avenida Cristiano Machado com intenção de seguir até o Centro de BH pelo Túnel da Lagoinha, terão de trocar de pista próximo a Rua Capuraque. O canteiro central da via foi aberto para proporcionar a mudança. Para acessar a Rua Augito o trajeto é o mesmo. Quem sai da Cristiano Machado para acessar a Silviano Brandão, fazendo a conversão à esquerda, deve usar o contra-fluxo.
Os veículos que utilizam a Rua Stela de Sousa para sair do Bairro Sagrada Família não poderão mais seguir até o final da via. Os motoristas terão de virar à esquerda na Rua Itajubá e acessar a Avenida Silviano Brandão. Com as mudanças, a Rua Capuraque passa a operar em mão única entre a Avenida Silviano Brandão e a Rua Pitangui, nesse sentido.
Mais detalhes sobre a mudança e alterações no transporte coletivo estão no site da BHTrans.