Moradores de Sardoá e Virgolândia que tiveram prejuízos com as chuvas de dezembro podem solicitar adiantamento de aposentadoria ou pensão ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor antecipado será o mesmo recebido mensalmente. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e vai vigorar enquanto os municípios estiverem em situação de calamidade pública, decretada pelo governo federal.
Os interessados devem ir ao banco onde recebem o pagamento e assinar um termo para pedir o adiantamento. A medida não vale para segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. O adiantamento deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte à antecipação. No meio da semana, o Ministério da Integração Nacional autorizou ainda o repasse de R$ 219,2 mil para o município para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais.
Já micro e pequenos empresários com faturamento de até R$ 30 milhões terão linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Com a medida, serão beneficiados empreendedores de 15 cidades das regiões do Rio Doce, Jequitinhonha/Mucuri, Zona da Mata e Noroeste do estado. Para obter o financiamento, os empresários devem procurar um correspondente bancário do BDMG que atue nas regiões atingidas reconhecidas oficialmente pela Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).