Ao anunciar nessa sexta-feira mudanças no trânsito na Região Central de Belo Horizonte, a BHTrans tentou justificar a derrubada da mureta central do Viaduto Sarah Kubitschek, popularmente conhecido como Viaduto B, no Complexo da Lagoinha, concluída na semana passadaA mureta passou por obras em janeiro do ano passado, quando a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura alargou a alça que atualmente liga as avenidas Pedro II e Olegário Maciel e revitalizou o pontilhãoA demolição teve início no fim de dezembro e, de acordo com a empresa que gerencia o trânsito na capital, foi feita “para criar um acesso entre as avenidas Antônio Carlos e Olegário Maciel”Ao ser questionado sobre os motivos da demolição da mureta apenas um ano depois da sua construção, gerando custos para o município, Edson Amorim, diretor do Sistema Viário da BHTrans, disse que a obra foi uma solução temporária para evitar a conversão proibida“Eu não teria como ficar em operação com aquele trecho abertoEu tinha que pôr um dispositivo qualquer para fechá-lo e evitar que as pessoas passassem, o que poderia provocar acidentesO mais barato era fazer de concreto, por incrível que pareça”, explicou.
Toda a proteção de concreto entre as duas alças do viaduto foi removida no ponto em que as estruturas se encontramQuem pega a Avenida Pedro II sobe o viaduto e desce na Avenida Olegário MacielJá quem pega o elevado pela Avenida Antônio Carlos sai na Rua dos Caetés, mas, a partir de terça-feira, vai poder sair também na Olegário Maciel, com a redução de uma faixa na alça Pedro II-Olegário MacielDurante as obras de revitalização do viaduto, em janeiro do ano passado, o pontilhão foi totalmente revitalizado, com reforço das estruturas de concreto e das ferragensO objetivo era adequar a capacidade do viaduto ao BRT e modernizá-lo, mas, mesmo assim, nova intervenção precisou ser feita para garantir mais mobilidade no Centro
Este faz e desfaz nas obras do BRT de Belo Horizonte não é o primeiro e ocorreu também na esquina da Avenida Santos Dumont e da Rua Espírito Santo, um dos cruzamentos por onde os ônibus do BRT vão passarAli a faixa de pedestre, em nível, precisou ser refeita em maio de 2013Os coletivos batiam a parte de trás no chão ao passar pelo local, inviabilizando a manobraNo mesmo mês, outras três intervenções chamaram a atençãoNa Avenida Cristiano Machado, a empreiteira responsável demoliu uma estação de transferência de passageiros que já estava pronta, além do concreto que também precisou ser destruído no Bairro Ipiranga, Nordeste de BHNa Avenida Antônio Carlos, o cimento posicionado na pista dos coletivos precisou dar lugar a uma estação de passageiros no Bairro São Francisco, Região da Pampulha.
ÁREA HOSPITALAR A BHTrans divulgou ontem alterações no trânsito da Praça Hugo Werneck, na área hospitalar, que começarão a valer a partir da 0h01 de terça-feiraSegue o embarque de passageiros na Rua Ceará, perto da Santa Casa