A imprudência de banhistas em rios, lagos, cachoeiras e piscinas continua a fazer vítimas em Minas Gerais. Neste fim de semana ensolarado e de altas temperaturas, pelos menos cinco pessoas morreram no estado.
Uma mulher morreu neste domingo, ao cair da Cachoeira Xica Dona em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte Segundo o Corpo de Bombeiros, Maria Auxiliadora Ribeiro, de 43 anos, estava no alto da cachoeira tirando fotos, escorregou e caiu de uma altura de quase 100 metros e foi parar no poço raso, na base da queda d'água.
Duas viaturas e um helicóptero foram deslocados até o local da ocorrência para tentar salvar a vítima, que chegou a ser atendida por uma equipe médica antes de falecer. Uma ocorrência semelhante com a de Rio Acima mobilizou os bombeiros em Moeda, na Região Central de Minas, onde um homem de 31 caiu da Cachoeira do Limoeiro. Com traumatismo craniano e consciente, o banhista foi socorrido por uma equipe da Prefeitura de Moeda e encaminhado ao Hospital João XXIII.
Leia Mais
Risco de morte por afogamento é 200 vezes maior que em acidentes de trânsitoMinas tem média de quatro mortes por afogamento por dia em 2014Polícia Civil abre inquérito para apurar afogamento de criança sugada por ralo de piscinaBombeiros resgatam corpo de homem que desapareceu em cachoeira Corpo de banhista é encontrado no Sul do estadoEm menos de 15 dias, Minas Gerais registra mais de 30 mortes por afogamentoQuatro banhistas morrem afogados ao tentar salvar criança em cachoeira de IpanemaNo Sul de MG, o Corpo de Bombeiros, resgatou o corpo de Alisson Wentony Ribeiro de Oliveira, de 15, que nadava no Lago dos Bandeirantes, em Silvianópolis, cidade que fica a 420 km de BH.
Segundo testemunhas, no sábado, o adolescente nadava no lago quando submergiu e não retornou mais à superfície. O Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre começou as buscas pelo garoto no mesmo dia, porém o corpo de Alisson só foi localizado por volta das 13h deste domingo. O adolescente foi em resgatado em um ponto do lago cuja profundidade chega a cerca de quatro metros, conforme os militares.
Em Carmo do Rio Claro, também no Sul do estado, Evandro Marques dos Santos, de 34, se afogou e morreu na Represa de Furnas, na região chamada de %u201CCana da Índia%u201D, no início da noite de sábado. O rapaz nadava com dois amigos, de acordo com testemunhas. Militares de Passos encontraram o corpo de Evandro na manhã deste domingo, em um ponto a 50 metros distância da margem da represa e cinco da superfície. No final tarde deste domingo, Vilmar Proença Lima, de 27, foi encontrado sem vida nas proximidades da Cachoeira do Fumal, em São João Batista do Glória, no Sul de Minas. Ele estava acompanhado de amigos quando mergulhou e não retornou. O Corpo de Bombeiros de Passos foi acionado por volta das 14h para realizar buscas no local. Quatro militares realizaram mergulhos nos poços próximos ao local onde o homem desapareceu. O corpo foi encontrado a três metros de profundidade e resgatado pelos bombeiros.
O forte calor que atinge Minas desde o início do ano fazem o número de ocorrências de afogamento disparar no estado. Somente nos seis primeiros dias de janeiro, 22 pessoas morreram afogadas em piscinas, cachoeiras, rios e lagoas.